/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764935612&who=161

Prêmio Chico Vive reconhece os melhores projetos de jovens de 15 a 35 anos

Cerimônia acontece em 23 de outubro no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com 18 finalistas, direção artística de Rafael Dragaud, produção de Joana Henning, presença da família de Chico Mendes e apresentação de Bruno Gagliasso e Aline Midlej

Atualizado em 17/10/2025 às 15:10, por Redação Envolverde.

Fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo

A fachada do Teatro Cultura Artística, com a obra 'Alegoria das Artes' de Di Cavalcanti foi restaurada após o incêndio de 2008 — Foto: Nelson Kon / Divulgação

O legado do líder seringueiro Chico Mendes (1944 – 1988), assassinado por defender a floresta amazônica e os direitos de comunidades tradicionais, inspira uma nova geração. Quase quatro décadas após sua morte, sua trajetória dá nome ao Prêmio Chico Vive, iniciativa que terá sua primeira edição em 23 de outubro, em São Paulo, uma celebração cultural para reconhecer jovens lideranças socioambientais de todo o país.

A premiação é uma realização do Estúdio Escarlate e da Plataforma Chico Vive, com apresentação do Banco do Brasil / Governo Federal, e vai contemplar seis jovens premiados, cada um representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Do total de mais de 500 inscritos, 18 finalistas foram selecionados, e os vencedores serão revelados na cerimônia no Teatro Cultura Artística, que contará com direção artística de Rafael Dragaud, produção de Joana Henning e apresentação de Bruno Gagliasso e Aline Midlej.

“Unir a potência de visibilidade da cultura a atuação desses jovens é manter viva a memória de Chico Mendes e seu legado. Eles são prova de que a mudança é possível”, afirma Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate. Para Rafael Dragaud, diretor artístico do prêmio, “O engajamento da nova geração representa o nosso futuro”.

Critérios e rede de ativismo

Os projetos inscritos foram avaliados com base em seis eixos: continuidade das lutas históricas, coletividade, mobilização, resiliência, paixão e compromisso com a natureza, além de inovação em soluções socioambientais.

Além do reconhecimento individual, os vencedores formarão a Rede Chico Vive, grupo destinado a promover intercâmbio de experiências e fortalecimento de causas ambientais em escala nacional.

Padrinhos por bioma

Amazônia

  • Dira Paes
  • Gleice Damasceno

Caatinga

  • Assucena
  • Lázaro Ramos

Cerrado

  • Tarciana Medeiros
  • Bella Campos

Mata Atlântica

  • Alice Wegmann
  • Mariana Ximenes

Pampa

  • Isis Valverde
  • Gabriel Leone

Pantanal

  • Bruno Gagliasso
  • Giovanna Ewbank

Corpo de jurados

  • Danilo Moura – Representante UNICEF
  • Thiago de Paula – Representante Banco do Brasil
  • Gomercindo Rodrigues e Luiza de Lima – Representantes Comitê Chico Mendes
  • Priscila Mantelatto e Patrícia Cota – Representantes Instituto Imaflora
  • Raull Santiago – Representante Instituto Papo Reto
  • Jairton Melo e Ademar Cruz – Representantes Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
  • Daniel Viegas – Representante Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Presença da família de Chico Mendes

A cerimônia contará com a presença da família de Chico Mendes, reforçando o legado do líder seringueiro:

Ilzamar Mendes, esposa; Elenira Mendes e Sandino Mendes, filhos; e Ângela Mendes, filha e presidente do Comitê Chico Mendes.

Cerimônia e homenagens

O evento reunirá nomes das artes, da cultura e do ativismo, com apresentações inspiradas nos biomas brasileiros e performances que dialogam com a trajetória de Chico Mendes e os desafios ambientais contemporâneos. O figurino será assinado pela estilista Day Molina, pesquisadora, indígena e autora de uma coleção dedicada a Chico Mendes. 

Para os organizadores, a iniciativa ganha ainda mais relevância diante da emergência climática e dos conflitos socioambientais em curso no país.

[[OLHO:“No começo pensei que lutava para salvar seringueiras. Depois pensei que lutava para salvar a floresta amazônica. Agora percebo que estou lutando pela humanidade.”

 AUTOR: Chico Mendes]“

Serviço

Prêmio Chico Vive – 1ª Edição

Data: 23 de outubro de 2025

Local: Teatro Cultura Artística – São Paulo (SP)

Direção artística: Rafael Dragaud

Produção: Joana Henning

Apresentação: Bruno Gagliasso e Aline Midlej

Realização: Estúdio Escarlate e Plataforma Chico Vive

Apresentação institucional: Banco do Brasil / Governo Federal

Site: www.chicovive.com

Sobre o Estúdio Escarlate

O Estúdio Escarlate é uma produtora e distribuidora audiovisual que atua em projetos culturais e de impacto social, com foco em narrativas transformadoras, diversidade e sustentabilidade.

Sobre a Plataforma Chico Vive

A Plataforma Chico Vive é uma rede colaborativa que conecta iniciativas, pessoas e organizações comprometidas com o legado de Chico Mendes e com a defesa dos biomas e dos povos da floresta.

Envolverde