/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764935367&who=161

Novo grupo de cientistas para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou um novo grupo de cientistas independentes para redigir o Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável (GSDR) de 2027. Este será o terceiro de uma série de relatórios quadrienais, após as edições de 2019 e 2023.

Atualizado em 29/09/2025 às 15:09, por Dal Marcondes e Redação Envolverde.

Homem de terno escuro e gravata vermelha fala em frente a um microfone, gesticulando com as mãos; ao fundo, um painel azul com o logotipo da ONU

O objetivo dasta ação é fortalecer a interface ciência-política-sociedade e servir como uma ferramenta robusta e baseada em evidências para apoiar os formuladores de políticas na aceleração do progresso rumo à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento sustentável.

Conforme determinado pelos Estados-membros da ONU, este grupo e seu relatório informarão o acompanhamento e a revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em conexão com os eventos de alto nível nas Nações Unidas em setembro de 2027, espera-se que este grupo lance o GSDR 2027, fornecendo orientação científica sobre o estado do desenvolvimento sustentável global, abordando desafios emergentes e oferecendo recomendações práticas para governos e outras partes interessadas.

Após um amplo processo de consulta, o Secretário-Geral nomeou um grupo diversificado de cientistas representando uma ampla gama de disciplinas, especialidades e origens geográficas. O grupo inclui:

  • Phoebe Koundouri (Grécia)  – Copresidente; Professora, Universidade de Economia e Negócios de Atenas e Universidade de Cambridge, Presidente do Conselho Mundial ENREA; Presidente do SDSN Global Climate Hub; Diretora AE4RIA
  • Adedoyin Adeleke (Nigéria)  – Copresidente; Diretor Executivo, Green Growth Africa Sustainability Network
  • Marianne Beisheim (Alemanha)  – Pesquisadora Sênior, Instituto Alemão de Assuntos Internacionais e de Segurança (SWP)
  • Vanesa Castan Broto (Espanha)  – Professora de Urbanismo Climático, Universidade de Sheffield
  • Yensi Flores-Bueso (Honduras)  – Pesquisadora de pós-doutorado, University College Cork
  • Sarah Cook (Reino Unido)  – Professora, Universidade de Nottingham Ningbo China
  • Hussam Hussein (Jordânia)  – Pesquisador Associado, Universidade de Oxford
  • Mmaki Jantjies (África do Sul)  – Executivo de Grupo, Inovação e Transformação, Telkom South Africa
  • Sherif Kamel (Egito)  – Reitor, Onsi Sawiris School of Business, American University in Cairo
  • Milica V. Matijević (Sérvia)  – Pesquisadora Associada Sênior, Instituto de Direito Comparado
  • Steven Ratuva (Fiji)  – Diretor, Centro Macmillan Brown para Estudos do Pacífico, Universidade de Canterbury
  • Fabio Veras Soares (Brasil)  – Pesquisador, Centro Internacional de Políticas para o Desenvolvimento Inclusivo
  • Eliane Ubalijoro (Ruanda)  – CEO, Centro Internacional de Pesquisa Florestal e Agrofloresta Mundial (CIFOR-ICRAF); Diretora Geral, ICRAF
  • Taidong Zhou (China)  – Vice-presidente, Centro de Conhecimento Internacional sobre Desenvolvimento

O grupo contará com o apoio de uma equipe-tarefa da ONU composta por seis organizações: o  Secretariado das Nações Unidas, liderado pela UNDESA, a UNESCO, o PNUMA, o PNUD,  a UNCTAD e o  Banco Mundial . Essa equipe coordenará as contribuições de uma ampla rede de partes interessadas, incluindo o sistema ONU, a academia, a sociedade civil e o setor privado.

Com base no legado de relatórios anteriores, O Futuro é Agora (2019) e Tempos de Crise, Tempos de Mudança (2023), o GSDR de 2027 estará acessível a uma ampla gama de partes interessadas, incluindo formuladores de políticas, líderes empresariais, organizações da sociedade civil e o público em geral.

ONU/Envolverde