Venezuela: Triunfos sobre a mariposa peluda
Brasil: Informação ampla para proteger animais ameaçados
Honduras: Empréstimo regional para tratar esgoto
Cuba: Vacina contra o câncer em policlínicas
*****************************************
VENEZUELA – Triunfos sobre a mariposa peluda

Caracas, 23 de janeiro de 2012 (Terramérica).- O combate à mariposa peluda (Hylesia metabus) conseguiu, no ano passado, importantes resultados em centros povoados da península venezuelana de Paria. Foi possível reduzir seu habitat em mangues do Golfo de Paria, entre este país e Trinidad e Tobago.

“Dos vários milhões destas mariposas encontradas há um ano em 13 municípios da área, agora encontramos poucos exemplares e apenas em três localidades, graças aos sistemas de armadilhas, fumigação e aspersão aérea sobre mangues”, disse ao Terramérica o responsável pelo saneamento ambiental na região, Gregorio Alvarado.

A mariposa peluda é um inseto alado de aproximadamente cinco centímetros, muito atraído pela luz e que libera a partir de seu ventre farpas que causam reações alérgicas na pele.

Esta praga prosperou na região desde 2004, levada com os ventos do Furacão Ivã, e desde então afetou milhares de habitantes do setor agrícola, pesqueiro e turístico no nordeste venezuelano.

Gregorio explicou que, na campanha contra a mariposa em 2012, serão instaladas mais armadilhas luminosas e poderão ser usados outros insetos, que são biopredadores de suas larvas.

*****************************************
BRASIL – Informação ampla para proteger animais ameaçados

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2012 (Terramérica).- O Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo federal, colocou na internet informação sobre as espécies em risco de extinção e presentes em cada unidade sob sua administração.

Para obter os dados basta clicar na unidade de conservação (UC) escolhida.

“Só no Amazonas há 19 UCs, onde se encontram animais como peixe boi (Trichechus inunguis), gato-do-mato (Leopardus tigrinus), onça-pintada (Phantera onca), jaguatirica (Leopardus pardalis mitis), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e outros, todos em risco de extinção”, informou Ugo Vercillo, coordenador de Manejo para Conservação da ICMBio.

Cerca de metade das espécies animais ameaçadas está nas áreas de conservação sob responsabilidade do Instituto. “Dados como este mostram a importância das UCs na preservação das espécies”, disse Ugo ao Terramérica.
As informações provêm do Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais, elaborado pelo ICMBio.

*****************************************
HONDURAS – Empréstimo regional para tratar esgoto

Tegucigalpa, 23 de janeiro de 2012 (Terramérica).- O Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) aprovou US$ 1 milhão para desenvolver um projeto de manejo de esgoto na capital hondurenha, para combater a contaminação da bacia do Rio Guacerique, uma das fontes de água da cidade.

O gerente-geral do Serviço Autônomo Nacional de Água e Esgoto (Sanaa), Danilo Alvarado, informou ao Terramérica que se estuda limpar os lixões nas regiões vizinhas, treinar os moradores da área em manejo de lixo sólido e instalar estações de tratamento de água em locais estratégicos em todo o país.

Alvarado recordou que, na época do verão, Tegucigalpa sofre fortes racionamentos de água potável devido à seca que experimentam algumas de suas fontes de abastecimento, devido ao desmatamento e à contaminação por montanhas de lixo em seus arredores.

*****************************************
CUBA – Vacina contra o câncer em policlínicas

Havana, 23 de janeiro de 2012 (Terramérica).- Cerca de 500 pacientes de 65 policlínicas de Cuba portadores de câncer no pulmão começaram a ser tratados com a vacina terapêutica CimaVax-EGF, desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular (CIM), uma das instituições líderes do Polo Científico do oeste da capital cubana.

Grisel Rodríguez, a gerente desse projeto de inoculação, confirmou ao Terramérica que a escassa toxidade do medicamento permitiu levar, desde 2011, o tratamento para o nível primário de atenção médica. A aplicação do produto melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Durante todo o ciclo de desenvolvimento da vacina foram tratados cerca de dois mil pacientes na ilha, acrescentou Grisel.

Em Cuba, todos os serviços de saúde, por mais complexos que sejam, são gratuitos para a população residente no país. O CIM tem atualmente 45 testes clínicos abertos, com oito produtos para tratamento de câncer, concluiu Grisel.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.