Mudanças no investimento da Fundação Ford ganham destaque em debate online do GIFE

Além do tema desigualdade, a Fundação trabalhará de forma integrada com seis áreas temáticas críticas para o desenvolvimento da justiça social. Foto: Shutterstock
Além do tema desigualdade, a Fundação trabalhará de forma integrada com seis áreas temáticas críticas para o desenvolvimento da justiça social. Foto: Shutterstock

Por Redação do Gife –  

Representante da Fundação Ford, Nilcea Freire, ressalta a importância da mudança de estratégia da organização em bate-papo com Andre Degenszajn, secretário-geral do Gife

Como a nova estratégia global da Fundação Ford pode inspirar outras entidades do terceiro setor no Brasil? Para responder a esta e outras perguntas, o Gife realizou hangout aberto e gratuito com Nilcea Freire, da Fundação Ford, e Andre Degenszajn, secretário-geral do Gife.

“A nova estratégia da Fundação, que é associada ao Gife e tem uma longa trajetória de trabalho no País nas áreas de direitos humanos, igualdade de gênero e equidade racial, dialoga com questões que são centrais e sensíveis para pensar o investimento social privado no Brasil”, afirmou Andre.

Motivada pela chegada do presidente Darren Walker, a mudança de estratégia da Fundação Ford objetiva colocar a instituição, que já tem 75 anos de história, na liderança da filantropia global. “Nosso novo eixo central de trabalho é a desigualdade. Esta foi uma decisão essencial e acredito que poderemos dar uma grande contribuição para nossos parceiros no campo da filantropia no Brasil e no mundo”, disse Nilcea, que foi também Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal e reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Além do tema desigualdade, a Fundação trabalhará de forma integrada com seis áreas temáticas críticas para o desenvolvimento da justiça social: engajamento cívico e governo; criatividade e liberdade de expressão; gênero, etnia e justiça racial; economias inclusivas; liberdade na internet, e oportunidades de aprendizagem para jovens.

Andre também destacou que a nova forma de atuação da Fundação Ford busca apoiar as organizações institucionalmente e que a iniciativa dialoga diretamente com duas agendas estratégicas do Gife: o papel do investimento social privado no fortalecimento das organizações da sociedade civil e o fortalecimento da cultura de doação nas instituições.

O debate pode ser visto, na íntegra, no YouTube. (Gife/ #Envolverde)