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Dove apresenta novo posicionamento e convida mulheres a celebrarem a pluralidade da beleza

Movimento em parceria com o Facebook Brasil convida mulheres a revelarem sua beleza por meio da #BelezaForadaCaixa. 

São Paulo, julho de 2016 – Dove estreia esta semana a campanha “Existe Beleza Fora da Caixa” – a marca, que por mais de dez anos é comprometida com a relação das mulheres com a beleza e a autoestima falando de “Real Beleza”, deve ampliar o conceito e abraçar a sua pluralidade, representando e mostrando a diversidade das mulheres, em especial, da mulher brasileira.

A campanha está pautada em um amplo estudo com uma visão detalhada da tensão vivida pela mulher em querer ou precisar se enquadrar em um modelo de beleza e o impacto direto desta pressão na autoestima. Um assombroso percentual de 66% das brasileiras acredita que na sociedade atual é fundamental atender a certos padrões de beleza[1]. Porém, na raiz de tudo isso está a necessidade de mudança: assim como em outros países, as brasileiras reconhecem e questionam os padrões de beleza inalcançáveis pregados pela mídia. Para 76% das mulheres os meios de comunicação e a publicidade estabelecem um padrão de beleza inalcançável.

Evento de lançamento da campanha "Beleza Fora da Caixa" aconteceu na tarde desta terça, 19, com a presença de Jana Rosa, Lilian Pacce, Dra. Joana Novaes e o diretor de marketing de Dove, Eduardo Campanella. Foto: Felipe Panfili
Evento de lançamento da campanha “Beleza Fora da Caixa” aconteceu na tarde desta terça, 19, com a presença de Jana Rosa, Lilian Pacce, Dra. Joana Novaes e o diretor de marketing de Dove, Eduardo Campanella. Foto: Felipe Panfili

 

“Quando uma mulher enxerga sua própria beleza e passa a abraçar as mais diferentes belezas, ela irradia confiança e promove uma mudança positiva. A campanha ‘Beleza Fora da Caixa’ traz essa diversidade ao incluir mulheres reais, brasileiras, de belezas diversas, que devem servir de inspiração para que outras belezas saiam da caixa”, afirma Eduardo Campanella, diretor de marketing de Dove.

Ainda de acordo com Eduardo Campanella, a campanha assinala um novo momento de marca ao propor outra perspectiva para o tema da real beleza. “Sempre houve uma definição do que significa beleza no Brasil, que mudou ao longo do tempo, mas sempre se concentrou em um ideal de beleza muito rigoroso e distante de representar a grande diversidade das brasileiras. Trouxemos mais uma vez mulheres reais para as peças da campanha, para mostrar a riqueza da beleza plural e o significado disso para as mulheres, em um momento que acreditamos ser de mudança para a marca e do próprio valor dos padrões de beleza”, completa Campanella.

As peças da campanha outdoor entram a partir do dia 25 de abril em mais de 400 pontos de mobiliários urbanos e locais de grande exposição e visibilidade de cinco grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba – “Vamos levar a comunicação para a rua, onde as mulheres estão”, afirma Campanella. A campanha de mídia exterior é provocadora e propõe desmistificar imagens pré-concebidas de beleza, contribuindo com a quebra de padrões de beleza estereotipados. Uma das peças traz a descrição “gaúcha, loira, nariz delicado, sorriso contagiante” que confronta com a imagem de uma mulher negra, linda, que cumpre todos os pontos descritos, porém, conflita com a visão restrita que costumamos ter ao imaginar uma mulher com essas características.

Filme

Um vídeo com os bastidores do making of da campanha disponível aqui, traduz todo o conceito do projeto.  “Mais uma vez, Dove criou um filme em cima de histórias reais, como fez em seus últimos grandes projetos. O vídeo mostra que não existe uma representação definitiva da beleza brasileira e, por meio do depoimento das mulheres, fica ainda mais claro que existem diversos pontos de vista sobre o que é beleza”, declara Campanella.

Movimento #ExisteBelezaForadaCaixa

Dove quer que todas as mulheres façam parte desta jornada em prol da pluralidade da beleza. Por isso encabeça um forte movimento na plataforma digital, onde todas as mulheres estão convidadas a revelarem sua beleza por meio da hashtag #BelezaForadaCaixa. Ao longo da campanha, o sitewww.belezaforadacaixa.com.br irá armazenar as fotos que serão utilizadas na página de Dove no Facebook.

Como parte desse movimento e em parceria com o Facebook Brasil, a marca também deve incentivar a troca de fotos do perfil das usuárias brasileiras com o uso da #BelezaForadaCaixa e o envio de suas histórias sobre quando se descobriram bonitas. A mulher brasileira representa 54% dos 102 milhões de brasileiros ativos no Facebook.

O objetivo da ação na plataforma é mostrar por meio de vídeos e manifestos que a beleza fora da caixa pode redefinir os padrões e transformar a forma como o mundo entende o que é beleza, por meio da participação das mulheres na ação.

“Uma das fortalezas do Facebook e Instagram é a possibilidade de descobrirmos insights reais, de pessoas reais. Nossa parceria com Dove permitiu validar a hipótese de que a autoestima é algo que se reflete também na forma como as mulheres se comportam nas nossas plataformas – hoje, a foto do perfil é uma forma de expressão de identidade das mulheres e o hábito de atualizar essa foto no perfil, está totalmente alinhado com a proposta de Dove”, disse Maria Luisa Askar Lopes, diretora de negócios do Facebook para o Brasil.

Dove, que tem uma das maiores páginas de marcas femininas na plataforma, se propõe a trocar a sua própria foto de perfil por 30 dias seguidos usando imagens de mulheres reais com belezas fora da caixa, convidando todas as mulheres a fazerem o mesmo dividindo suas histórias de autoestima e aceitação.

Pesquisa

O que faz uma mulher se sentir bonita? Quanto os padrões de beleza vigentes afetam a autoestima da mulher? Partindo de algumas dessas questões, Dove realizou o estudo “Há uma Beleza nada Convencional”, que entrevistou 4 mil mulheres com idades entre 18 a 64 anos e 2.800 meninas de 10 a 17 para entender como elas lidam com as pressões e ansiedades acerca da beleza. A pesquisa foi feita em sete países: Índia, EUA, Reino Unido, China, Japão, Turquia e Brasil. No Brasil, o estudo foi coordenado pela psicanalista Joana Novaes, uma das maiores especialistas do país em questões relacionadas ao corpo, coordenadora do Centro de Estudos sobre Doenças da Beleza na PUC-RJ

O resultado da pesquisa fornece provas contundentes de que a busca por um padrão de beleza tem impedindo as mulheres a viverem seu pleno potencial, e a necessidade de juntos quebrarmos essa caixa metafórica para que parâmetros de beleza restritos não existam mais.

Alguns números da pesquisa:

  • 66% das brasileiras concordam que na sociedade atual, é fundamental cumprir com certas normas de beleza;
  • 63% das mulheres e 57% das garotas brasileiras acreditam que para serem bem sucedidas na vida elas precisam ter certo tipo de aparência;
  • 7 em 10 mulheres e garotas acreditam que mulheres bonitas possuem mais oportunidades;
  • 71% das mulheres se sentem pressionadas para serem perfeitas e boas em tudo que fazem;
  • 76% das mulheres e 67% das jovens acreditam que a mídia e a publicidade definem um padrão impossível de beleza;
  • 82% das brasileiras gostariam que a mídia retratasse mulheres de diferentes tipos físicos, além de idade e raça;
  • 8 em cada 10 mulheres evitaram um compromisso social, pois não se sentiam bem com seu próprio corpo.

(#Envolverde)