Empresas

BASF propõe soluções para a produção sustentável e o consumo consciente de alimentos no Brasil

basfdocumentoDocumento apresenta propostas para minimizar perdas e desperdícios na cadeia produtiva de batata, trigo e tomate 

São Paulo, 21 de novembro de 2016 – De acordo com um estudo das Nações Unidas, um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido ou desperdiçado a cada ano como resultado de práticas de produção e consumo pouco sustentáveis. Resolver esse entrave se tornou uma tarefa essencial para garantir o fornecimento sustentável de alimentos a uma população que em 2050 deve alcançar 9 bilhões de pessoas.

A BASF, empresa química líder em inovação, está consciente desse desafio e promoveu, em 2015, o Creator Space™ Tour São Paulo – como parte das comemorações dos seus 150 anos. O evento teve como objetivo a cocriação de soluções visando a maior sustentabilidade na produção e no consumo de alimentos.

Essas propostas estão, agora, consolidadas no documento  Cocriando soluções para mitigar perdas e desperdícios de alimentos no Brasil: uma visão geral da cadeia de valor de culturas de destaque da agricultura brasileira e dos hábitos de consumo – lançado hoje durante evento no Cinemark do shopping Market Place.

“Com mais de 100 anos de experiência na oferta de soluções que contribuem para a sustentabilidade da agricultura, a BASF se compromete em  contribuir para a mitigação dos impactos negativos gerados pelas perdas e desperdícios de alimentos. Em conjunto com nossos parceiros e outros representantes da sociedade, podemos colaborar para a eliminação do crescente hiato entre as necessidades humanas e a má distribuição de alimentos no Brasil e no mundo”, destaca Eduardo Leduc, vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina.

O documento lançado pela BASF traz propostas para reduzir as perdas e desperdícios nas cadeias produtivas da batata, trigo e tomate, cultivos que são referências no país. Também apresenta  ideias para promover uma maior conscientização da sociedade frente a esses problemas, contribuindo para um consumo mais sustentável.

Confira abaixo um resumo de cada um dos desafios e suas propostas:

  1. Como melhorar a sustentabilidade da produção de batatas no Brasil

A batata é uma dos alimentos mais consumidos do mundo. A cultura apresenta altos índices de perdas e desperdícios devido a um manejo inadequado na lavoura, danos mecânicos e tempo demasiado entre produção e consumo.

Um esforço coletivo da cadeia de valor para diminuir o volume de batatas fora de padrão, bem como aprimorar a distribuição desses produtos em mercados alternativos, são, portanto, propostas que iriam colaborar com a redução de perdas e desperdícios nesse cultivo.

  1. Como reduzir perdas e desperdícios na cadeia produtiva de trigo no Brasil

Apesar de ser um dos maiores consumidores de trigo e derivados, o Brasil tem tido dificuldades em produzir um grão de maior qualidade e em quantidades suficientes para atender a demanda interna. Os agentes envolvidos na oferta doméstica do produto apontam como uma das principais causas de desperdício e perdas do setor a ineficiência causada pela falta de coordenação entre os diferentes elos da cadeia produtiva.

Como resposta a esse e outros desafios a serem superados, a BASF considera a implementação de um consórcio pré-competitivo, que estabeleceria melhores mecanismos de incentivo, aumento do controle conjunto da cadeia de valor e a aprimoração do desenho dos contratos, via estabelecimento de padrões claros de qualidade e formação de preços.

  1. Como reduzir as perdas e desperdícios de tomate no Brasil

Oitavo maior produtor mundial de tomate, o mercado brasileiro sofre com altas taxas de perdas e desperdícios devido à fragilidade do produto que possui de 93% a 97% de água em sua composição. Somam-se a isso fatores como: tempo excessivo gasto entre a fazenda e a mesa do consumidor, danos mecânicos (cortes e esmagamentos acidentais), condições de transporte ruins, embalagens inadequadas, disposição inapropriada nos supermercados, entre outros.

Durante os debates promovidos no evento da BASF, especialistas concluíram que a embalagem apropriada dos tomates tem papel fundamental na redução dos altos níveis de perdas e desperdícios de alimentos, visto que o manuseio excessivo dos tomates é considerado uma das principais causas do problema. A proposta da BASF inclui, portanto, o desenvolvimento de um sistema multi-caixas, combinando embalagens internas e externas, paletizáveis. A caixa externa teria uma capacidade de 20 kg, que poderia reduzir drasticamente a necessidade de manuseio durante o transporte do produto.

  1. Como promover o consumo mais consciente para redução das perdas e desperdícios de alimentos (PDAs)

Em todos os cultivos, o aumento da consciência do consumidor sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais aparece como fator necessário para a redução dos altos níveis de PDAs no país. Por isso, a BASF propõe a implentação do projeto EduCreator, que além de combater o desperdício de alimentos, incentivará uma melhor educação alimentar. Estão inclusas nessa proposta ações de promoção da cultura do “use e reuse” e do consumo consciente e sustentável de alimentos.

O documento Co-criando soluções para mitigar perdas e desperdícios de alimentos no Brasil: uma visão geral da cadeia de valor de culturas de destaque da agricultura brasileira e dos hábitos de consumo está disponível na homepage do site da BASF (www.basf.com.br).

Modelo inovador de negócio

Com o objetivo de promover uma produçao mais sustentável de batatas no Brasil, a BASF tem trabalhado na formulação de mais um projeto de cocriação: o Every Potato Counts. A iniciativa, que nasceu em virtude do debate promovido pela comemoração dos 150 anos da BASF, propõe, através de parcerias, odirecionamento da venda da produção dos agricultores de batata, gerando aumento da produtividade e redução do desperdício. Além de criar valor compartilhado  para toda cadeia produtiva da batata.

Sobre a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF

Com vendas de mais de €5.8 bilhões em 2015, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como inovações no gerenciamento de nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora e aliada dos agricultores na proteção e melhoria de produtividade das culturas, o que lhes permite produzir alimento de alta qualidade de forma mais eficiente. Ao oferecer novas tecnologias e conhecimento, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF apoia os produtores a construírem uma vida melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades. Mais informações podem ser obtidas no site www.agro.basf.com ou por meio de nossos canais de mídias sociais.

Sobre a BASF    

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. Em 2015, a BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.