Em vez de dieta, pais devem optar por estilo de vida saudável em casos de sobrepeso infantil

O IBGE apontou um aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças, nas últimas três décadas. Foto: longwoodblogs

Alteração dos tipos e na quantidade dos alimentos oferecidos às crianças e a organização da atividade física regular fazem parte do estilo de vida saudável que os pais devem adotar em casos de sobrepeso infantil. A defesa foi feito pelo médico clínico-geral Richard White, da Divisão de Medicina Interna e Medicina da Família da Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida (EUA).

Segundo White, os pais têm um papel fundamental na transformação dos hábitos dos jovens. “Eles devem falar sobre o que é um peso saudável. Tento não usar o termo “gordo” ou “gordura”, porque muitas vezes carrega estigmas sociais e pode ser mais prejudicial do que útil para a criança. É melhor sempre colocar a ênfase na saúde e no impacto que o hábito e as escolhas de estilo de vida podem ter sobre a saúde”, afirmou o médico ao portal Folha.com.

Com a iniciativa, “a maioria das crianças será capaz de chegar a um IMC (índice de massa corporal) saudável aproveitando o potencial de crescimento”. Já as dietas restritivas têm como principal problema as deficiências de nutrientes e de vitaminas importantes para o crescimento. “A dieta só deve ser indicada em caso de IMC muito alto ou quando há evidência clínica de pressão alta ou colesterol”, pontuou o especialista.

White ressalta, ainda, que 60 minutos de atividades físicas são essenciais na rotina das crianças. “Existem alternativas criativas que as famílias podem fazer para se tornarem mais ativas, como dançar ou fazer uma caminhada. As crianças também podem participar de brincadeiras simples, como correr ou pega-pega”.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou um aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos, nas últimas três décadas. Para alguns especialistas, o quadro brasileiro pode ser comparado com a epidemia de obesidade, dos Estados Unidos.

* Publicado originalmente no site EcoD.