Ambiente

Pnuma recebe Acreditação para o Fundo Verde do Clima

Nairóbi, Julho de 2015 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recebeu certificado de acreditação pelo Conselho do Fundo Verde para o Clima (GFC, na sigla em inglês), podendo, assim, agir como um dos canais através do qual o Fundo vai  distribuir os recursos para os países em desenvolvimento. Isso vai aumentar a capacidade do PNUMA de prestar assistência, particularmente nas áreas relacionadas à adaptação ecossistêmica, energias renováveis e ao desenvolvimento de baixo carbono.

O Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, disse: “Essa parceria do PNUMA com o GCF abre um leque sem precedentes de oportunidade para a organização auxiliar os países em desenvolvimento na mitigação e adaptação aos impactos da mudança do clima, aproveitando a resiliência dos ecossistemas saudáveis e das inovações tecnológicas de baixo carbono”.

“De investimentos na Bacia do Rio Gâmbia ao aumento da resistência climáticas de cidades do Sudeste asiático e a luta contra a insegurança alimentar na  África Subsaariana, o conhecimento do PNUMA aliado aos recursos do GCF permitirão que mais países em desenvolvimento aproveitem a nossa assistência para dar início aos seus Programas Nacionais de Ação para Adaptação (PNAA).

“Estamos construindo uma rede de parceiros vibrante, evidência de uma demanda crescent por um GCF mais ativo”, disse Héla Cheikhrouhou, Diretora Executiva do GCF. “Há sete meses, convidamos instituições pela primeira vez para serem nossos parceiros. Hoje, aproximadamente 100 instituições bem estabelecidas do mundo todo estão trabalhando para se tornarem entidades acreditadas pelo Fundo”, disse. “Aumentamos para 20 o número de entidades acreditadas”.

A acreditação para o Fundo é aberta para instituições subnacionais, nacionais, regionais e internacionais, públicas, privadas e não governamentais, que forem elegíveis para aplicarem no Sistema On-line de Acreditação do Fundo (OAS, na sigla em inglês). Os candidatos são avaliados em suas habilidades para atender às exigências fiduciárias, ambientais, sociais e de gênero estabelecidas pelo Fundo. (Pnuma/ #Envolverde)