Ambiente

Paulo Sodré é o novo presidente do conselho do WWF-Brasil

Após um ano e meio exercendo a presidência do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil, Roberto Silva Waack deixa o principal cargo estatutário do WWF-Brasil. Em seu lugar, assume como Presidente o conselheiro Antonio Paulo de Azevedo Sodré, eleito por unanimidade dos votos dos associados em Assembleia-Geral Extraordinária, realizada em 20/12/2016.

Roberto Waack – Foto WWF

Roberto abriu mão de concluir seu mandato, o qual iria até meados de 2018, por um motivo mais do que importante: cuidar de um dos maiores acidentes ambientais e sociais do nosso país.

Roberto é, desde agosto, o Diretor-Executivo da Fundação Renova, criada para implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, em 2015. Os programas de recuperação da Bacia do Rio Doce estão previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta firmado neste ano.

Como conselheiro do WWF-Brasil, Roberto participou dos Comitês de Conservação e de Governança. Como Presidente do Conselho apoiou a reforma do Estatuto Social e representou o WWF-Brasil nas Conferências Anuais da Rede em 2015 (Escandinávia) e 2016 (Zâmbia). Além de ter contribuído com vários temas de conservação e sustentabilidade.

Paulo Sedré – Foto WWF

Paulo Sodré é um dos conselheiros mais atuantes e assíduos do WWF-Brasil. Membro do Conselho desde 2013, integra quatro Comitês: Nomeações, Conservação, Finanças e o Grupo Orientador. Sodré representa o WWF-Brasil no Comitê do Fundo de Transição (CFT) do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), tendo sido reeleito seu presidente. O CFT é órgão importante da governança do ARPA, formado pelas organizações doadoras dos recursos que o Programa captou e dispõe para a conservação das áreas protegidas da Amazônia brasileira até 2039.

Paulo Sodré já assumiu o cargo e presidirá o Conselho do WWF-Brasil até 2019, podendo eventualmente ser reconduzido em reeleição.

O WWF-Brasil agradece a Roberto por sua visão estratégica, profundo conhecimento ambiental e liderança. Desejamos muito sucesso na Fundação Renova. O WWF-Brasil o apoiará nesta caminhada.
Ao Paulo, fazemos votos de um ótimo trabalho à frente do nosso Conselho. Contamos com sua liderança e serenidade.

Quem é Paulo Sodré
Carioca e morador do Rio de Janeiro, tem 66 anos, casado, pai de três filhos. Formado em Economia pela UFRJ (1972), pós-graduado pela COPPEAD/UFRJ (1974), Mestre em Economia pela The London School of Economics (1978). Trabalhou no Banco de Boston, Banco Multiplic, IBRASA, foi superintendente de relações com empresas na Comissão de Valores Mobiliários. Um dos fundadores da Capitaltec Consultoria Econômica (1983) e do Banco Brascan (1989), do qual foi sócio-diretor e presidente até 2005. Estudioso de Literatura Brasileira na PUC-RJ e de Literatura Inglesa com Bárbara Heliodora. (#Envolverde)

Fonte: WWF Brasil