Sociedade

Concurso Literário Infantil quer despertar sentimento de patriotismo e criatividade dos pequenos escritores

concursoliterarioA escritora Dulce Auriemo revela-se preocupada com os reflexos da crise política e do clima de tensão sobre as crianças.

Crianças de 7 a 12 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, já estão enviando suas redações para o “IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2016”. Lançado no dia 22/02, encerra o recebimento dos trabalhos em 31/05. O tema desta edição, “Brasil, gigante pela própria natureza”, visa despertar nos pequenos escritores os sentimentos de patriotismo e cidadania, além de incentivar o interesse pela literatura e a escrita.

Dulce, idealizadora do Projeto Espantaxim e que há 14 anos desenvolve trabalhos voltados para o universo infantil, confessa-se preocupada com a educação em nosso país. “Enfatizamos que, infelizmente, estamos vivendo um momento difícil, um clima de tensão e insegurança em nosso país. Esses constantes atos públicos que se repetem não passam despercebidos pelas crianças.  E o mal exemplo é um fator extremamente prejudicial para seu desenvolvimento”, afirma a escritora.

Com acesso livre aos programas de televisão e aos dispositivos portáteis, como tablets e smartphones, as crianças ficam muito mais expostas para obter informações, sejam elas boas ou más, e essa overdose chega a ser alarmante. “Cabe a nós, que trabalhamos, mesmo de forma voluntária, com a educação infantil, adotarmos uma postura correta que transmita além de conhecimentos, a esperança de uma visão segura para um futuro melhor. Para isso, destacamos a necessidade de poupar as crianças, e, com todo cuidado, encaminhá-las para que possam enxergar uma outra ótica, mostrando o lado positivo e bonito de nosso país, sua beleza natural e riqueza cultural que tanto nos orgulha”, declara Dulce e complementa, “nossos pequenos precisam saber o que é o sentimento de patriotismo, de amor à Pátria, de respeito ao hino nacional, à bandeira brasileira, aos nossos verdadeiros ídolos e heróis”. 

Sobre o concurso

O tema escolhido para essa edição foi “Brasil, gigante pela própria natureza”. As crianças terão que escrever uma história contando o momento que mais marcou o seu sentimento de patriotismo, de amor e de orgulho ao Brasil. Elas podem elaborar uma mensagem dizendo o que sentem e pensam em relação ao país onde vivem. Ou então, podem criar uma linda poesia exaltando o esplendor da natureza brasileira, por exemplo.

De todo material recebido serão selecionadas as obras que farão parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, onde as crianças terão a oportunidade de ver o seu trabalho literário publicado em um livro com outros jovens autores. Dentre os alunos selecionados, serão escolhidos os vencedores que ganharão o troféu do Prêmio Espantaxim 2016, a coleção de obras do projeto e o boneco do personagem Espantaxim. Além disso, as três Escolas, Instituições ou Associações que tiverem um maior número de alunos selecionados para compor a Antologia também serão premiadas.

O regulamento encontra-se disponível no site do Projeto: www.espantaxim.com.br

Portal do Professor

Para que os professores possam trabalhar com seus alunos em sala de aula, e os pais em seu dia a dia, além do regulamento, também está disponível no site do Projeto, o “Portal do Professor”. Esse espaço oferece dicas, informações e curiosidades sobre o tema do Concurso e outros assuntos. “O importante é que as crianças compreendam a relevância do tema e possam expor livremente suas ideias”, conclui Dulce Auriemo.

(#Envolverde)