Revista Viração publica edição especial sobre saúde sexual

Por Redação da Viração*

Com o objetivo de conciliar liberdade sexual com cuidados necessários à saúde, a 111ª edição da Revista Viração, idealizada e produzida por adolescentes e jovens, discute temas presentes no universo do jovem brasileiro.

As novas compreensões sobre gênero e diversidade sexual atribuíram à sexualidade uma dimensão mais complexa. Nesse contexto, tornou-se essencial discutir não apenas questões ligadas à saúde sexual, mas também aos direitos sexuais e reprodutivos da adolescência e juventude, ao entendimento de gênero, e à abordagem do sexo e do corpo sob uma perspectiva política.

Achou complicado? É por isso mesmo que a Viração Educomunicação, em parceria com a Merck Sharp & Dohme Farmacêutica (MSD), procurou dar visibilidade a esse debate na última edição da Revista Viração, partindo de questões mais estruturantes e envolvendo o jovem em todo o seu processo de produção.

A estudante de jornalismo Ethel Rudnitzki (19) foi uma das jovens idealizadoras e colaboradoras da revista. “Escrever pra Vira foi uma grande oportunidade. São poucos os veículos de comunicação nos quais temos liberdade para falar de temas como sexualidade e desconstruir tabus”.

“A Revista Viração existe desde 2003 e nasceu como um projeto social impresso”, explica a editora Paula Bonfatti. “Na época, não existia uma publicação voltada para o público jovem que envolvesse adolescentes e jovens no processo de produção”. Hoje, a revista é semestral, temática e de distribuição gratuita, afim de potencializar a produção de conteúdo multimídia online por meio do projeto Agência Jovem de Notícias, encabeçado pela Viração.

Assim como Ethel, mais de 40 jovens colaboraram para a produção da 111ª edição da Revista Viração, que estará disponível gratuitamente na próxima segunda-feira (9) em formato digitalizado e impresso. Entre debates sobre gênero, sexo, prevenção e DSTs, foram três meses de muito trabalho, e o resultado vai deixar o leitor, no mínimo, excitado!

Para acessar o conteúdo da revista, basta clicar aqui ou fazer uma doação e garantir a assinatura da versão impressa! (#Envolverde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *