/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764932865&who=161

Sabor Brasileiro e Sustentabilidade em Destaque na Semifinal Mundial em Chicago

Três chefs brasileiros da Sodexo foram selecionados para um desafio de peso: representar o País na semifinal mundial do **Cook for Change 2025**, a renomada competição global da companhia. O evento ocorrerá em Chicago, entre os dias 17 e 21 de novembro, e servirá como palco para definir os finalistas das regiões NorAm, LATAM e Brasil, que avançarão para a grande final, marcada para março de 2026, em Londres.

Atualizado em 05/11/2025 às 16:11, por Redação Envolverde.

Na sua 4ª edição, o Cook for Change desafia os profissionais da Sodexo a levarem a criatividade culinária ao encontro da responsabilidade ambiental. Os participantes devem transformar ingredientes do cotidiano em pratos autorais, com a predominância de receitas à base de plantas (com permissão para inclusão de peixes e frutos do mar).

O foco está na valorização de produtos locais, na adoção de técnicas gastronômicas sustentáveis e no aproveitamento integral dos alimentos.

 "O Cook for Change é um chamado mundial da Sodexo à ação no que se refere à criatividade culinária, sustentabilidade e transformação do mercado de food service. Nossos chefs nos ajudam a impulsionar essa transição alimentar com refeições únicas, demonstrando que é possível preparar deliciosos pratos sustentáveis, sem abrir mão da técnica e da cultura local”, explica Fabiana Suiti, diretora de Food Innovation & Development da Sodexo Brasil.

O histórico brasileiro na competição é de sucesso: o País conquistou o primeiro lugar em 2023 e o Top 5 em 2024, elevando a expectativa para a edição deste ano.

Preparo de elite com tecnologia de ponta

Para encarar a semifinal, os chefs brasileiros passaram por uma imersão com workshops e treinamentos técnicos intensivos, com o apoio de especialistas da Sodexo e da Rational, parceira do projeto e líder global em soluções para cozinhas profissionais.

A tecnologia dos fornos combinados da RATIONAL é crucial no concurso, assegurando rapidez, precisão e qualidade no preparo, ao mesmo tempo em que potencializa o domínio técnico dos competidores.

Cláudio Pastor, diretor da RATIONAL no Brasil, reforça a importância da parceria: “Apoiando o Cook for Change, contribuímos ativamente para um movimento global que une inovação, sustentabilidade e excelência culinária. Acreditamos que a tecnologia pode — e deve — potencializar o talento dos chefs e ampliar o impacto positivo da gastronomia no mundo.”
 

Ricardo Fontana


 
Sustentabilidade e brasilidade no cardápio global

Um ponto fundamental da competição é a **viabilidade de replicação** das receitas nas operações da Sodexo ao redor do mundo. Os pratos criados pelos semifinalistas podem, inclusive, ser incorporados aos cardápios globais da empresa.

Fabiana Suiti conclui: “Cada ingrediente e cada escolha contam uma história sobre o futuro da alimentação. O Cook for Change é uma oportunidade de mostrar que sustentabilidade e sabor podem caminhar lado a lado, e os nossos chefs estão bem-preparados para levar nossa **brasilidade gastronômica**, sem deixar de lado o compromisso com o planeta”.

Sobre o Cook for Change

Criada em 2022, a iniciativa da Sodexo, em parceria com a RATIONAL, deseja ser líder global em alimentação sustentável, focando em receitas de baixo impacto ambiental, com ingredientes de baixo carbono e combate ao desperdício.

As regras determinam:

- Preparo de um prato principal completo, autêntico e saboroso em 60 minutos.
- Proibição do uso de carne vermelha.
- Peixes e frutos do mar devem seguir o Guia de Frutos do Mar Sustentáveis da Sodexo.

A competição de 2025 atraiu inscrições de chefs de 30 países. A grande final em Londres reunirá oito competidores: um representante de cada região (América do Norte, Brasil, LATAM, França, Reino Unido & Irlanda, COEU, APMEA) e o melhor segundo colocado das semifinais regionais.

Envolverde