/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764935366&who=161

((o))eco - Marcha alerta em Belém para os riscos da crise climática na saúde pública

Elizabeth Oliveira - As palavras de ordem enfatizaram a conexão direta entre essas duas agendas que impactam principalmente as populações mais vulneráveis

Atualizado em 12/11/2025 às 12:11, por Dal Marcondes e Redação Envolverde.

Marcha Global Saúde e Clima tomou conta dasruas de Belém nesta terça-feira (11).

Marcha Global Saúde e Clima tomou conta dasruas de Belém nesta terça-feira (11). Foto: João Paulo Guimarães/Rede GTA

Autora - Elizabeth Oliveira

O agravamento da crise climática vai potencializar, cada vez mais, os problemas de saúde pública, globalmente, devendo afetar, mais fortemente, as populações mais vulneráveis. Essa vinculação direta entre as duas agendas globais foi enfatizada nas palavras de ordem e nos posicionamentos dos manifestantes que participaram nesta terça-feira (11) da Marcha pela Saúde e Clima. Ao longo de 1,5 quilômetro, a mobilização envolveu profissionais de saúde, ambientalistas, representações indígenas e outros movimentos sociais. Por onde passava, a manifestação despertava interesse de moradores. Enquanto alguns observavam das portas e janelas das suas casas, outros se juntavam ao protesto pacífico.

Em depoimentos de convidados que subiram ao veículo que animou a mobilização, assim como nas faixas e cartazes dos manifestantes, alertas buscaram sensibilizar a opinião pública sobre as ameaças potencializadas pela devastação da natureza e o avanço de atividades incompatíveis com os esforços globais de estabilização climática, presentes nas discussões e deliberações da COP 30.

Para a ativista e liderança indígena, Auricélia Arapium, por exemplo, a luta em defesa da saúde “deve ouvir os povos da floresta”. Na região do Baixo Tapajós, onde vivem 14 povos indígenas, “tentam nos calar todo dia”, “mas não seremos silenciados”, reafirma. 

Laia mais:

Esta reportagem foi produzida por ((o))eco, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://oeco.org.br/reportagens/cop30-marcha-alerta-em-belem-para-os-riscos-da-crise-climatica-na-saude-publica/.

Envolverde