/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764935453&who=161

O calor sempre queimou assim a nossa cara?

A folia sempre foi tão quente como este ano? .

Atualizado em 04/03/2025 às 11:03, por Edson Capoano.

O Carnaval nunca foi a minha praia, mas tem sido muito divertido ver os foliões no trajeto aos blocos. Pessoas que deixam a rotina de lado para serem felizes em grupo, no espaço público.

Confesso, porém, que não tenho a intenção de acompanhá-los. Não por falta de interesse, mas pelo calor infernal que tem feito em São Paulo, na que dizem ser a 5ª onda de calor do Brasil este ano.

Como esses bravos enfrentam temperaturas como a do Rio de Janeiro, que bateu 37ºC, com sensação de 370ºC? Não me lembro de ter passado por esse calorão quando ia ao Carnaval, na época dos Incas.

“Abro o jornal” e leio que pessoas desmaiaram no bloco de Pabllo Vittar, devido ao calor. Parece que já foi mais divertido cantar “Beija, beija, tá calor, tá calor”.

A temperatura terá mudado no período de uma vida, ou sou eu que estou mais mole? No Carnaval, o Sol está sempre quente, mas sempre queimou assim a nossa cara?

Em tempo: dedico este texto ao jornalista Marcelo Leite, que faz um trabalho incrível de divulgação científica e me inspira a refletir sobre as mudanças climáticas e a comunicação. Pensar em temas que Leite já tratou, como este, é um indício de que esta coluna às vezes faz algum sentido.


Edson Capoano

Doutor em Ciências pelo PROLAM-USP, Mestre e jornalista pela PUC-SP. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e na agência de notícias EFE, em São Paulo e em Madri.