/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764932674&who=161

Brasil é laureado no Prêmio UNESCO/Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2025

Três projetos de Benim, Brasil e Panamá receberam, nessa quinta-feira, dia 20 de novembro, o Prêmio UNESCO–Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2025 em reconhecimento às suas abordagens inovadoras, inclusivas e transformadoras na área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Atualizado em 24/11/2025 às 11:11, por Redação Envolverde.

Logo do Edukatu

Os três laureados foram selecionados entre 120 candidaturas apresentadas por Estados-membros da UNESCO e organizações parceiras. Um júri internacional independente, formado por cinco especialistas, reconheceu as três iniciativas por sua excelência na promoção da sustentabilidade por meio da educação e do engajamento comunitário.

Os laureados de 2025 representam contextos e abordagens educacionais diversos, desde a preservação do patrimônio cultural e o consumo sustentável até ações de recuperação ambiental lideradas por jovens, demonstrando o poder da educação para transformar sociedades e fortalecer a resiliência climática.

Cada laureado recebeu um prêmio de US$ 50 mil na cerimônia realizada na Sede da UNESCO, em Paris.

Instituto Akatu – Edukatu: repensar o consumo por meio de uma plataforma educacional – Brasil

A iniciativa Edukatu foi lançada em 2013 pelo Instituto Akatu. Trata-se de uma plataforma educacional interativa que promove o consumo consciente e estilos de vida sustentáveis. Ao envolver escolas em todo o Brasil, ela oferece atividades práticas, materiais online gamificados e desafios colaborativos que incentivam os jovens a repensar hábitos e criar, de maneira coletiva, soluções sustentáveis. A plataforma alcançou 9 mil escolas, capacitou 19 mil educadores e envolveu centenas de milhares de estudantes em todo o país. O júri reconheceu a Edukatu por seu modelo de aprendizagem inovador, que combina recursos educacionais abertos (REA) com ações concretas. Sua ampla capilaridade no território nacional promove o intercâmbio de conhecimento, a competição saudável e o engajamento comunitário, ao mesmo tempo em que garante acessibilidade a escolas em áreas menos atendidas.

Sobre o Prêmio

Financiado pelo Governo do Japão, o Prêmio UNESCO–Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecido em 2014 e é concedido de dois em dois anos.

O Prêmio reconhece projetos e programas exemplares, desenvolvidos por instituições,

organizações ou outras entidades, que promovem a educação como um motor essencial da sustentabilidade. Destaca iniciativas que demonstram potencial transformador, abordagens inovadoras e capacidade de integrar as três dimensões da sustentabilidade — econômica, social e ambiental.

Envolverde