A transição da indústria tradicional para a indústria sustentável: desafios e oportunidades
Nos últimos anos, a indústria tem passado por uma revolução. A transição para um modelo de negócio mais sustentável e eco-friendly se tornou uma exigência do mercado e uma oportunidade de inovação em um setor tradicionalmente visto como consumidor de recursos naturais.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 85% das indústrias brasileiras já desenvolvem algum tipo de prática de economia circular. Isso demonstra que o conceito, que envolve a redução de resíduos e a reutilização de materiais, está cada vez mais presente na estratégia das empresas.
Para Thiago Leon Marti, Head de Branding, Design e Comunicação da Printi, gráfica que faz parte do Grupo Cimpress e é referência global em média e baixa tiragem, essa mudança da indústria tradicional para uma sustentável, especialmente no mercado gráfico, apresenta desafios diversos. “Os altos investimentos iniciais, a necessidade de qualificação de mão de obra para novas tecnologias e a complexidade de implementar a economia circular podem fazer com que muitas empresas ainda sejam resistentes às transformações”, aponta.

No entanto, os próprios clientes estão mais exigentes e buscando fazer acordos apenas com quem está alinhado aos valores. “Tanto o mercado, quanto os consumidores, estão ganhando mais consciência à respeito de práticas ESG, por exemplo. Portanto, é preciso se adequar a esse novo modelo de negócio, que hoje é possível graças à tecnologia. Sendo assim, ao adotar e promover processos mais sustentáveis, a empresa pode ganhar destaque em seu segmento, trazendo mais chances de crescimento” acrescenta o executivo.
A transição pode levar a diversas oportunidades, que incluem a melhoria da competitividade, acesso a novos mercados, economia de custos por meio da eficiência energética e redução de desperdícios, geração de empregos qualificados no setor de energias renováveis e o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e mais valorizados pelos consumidores conscientes. Por sua vez, a busca por sustentabilidade incentiva o desenvolvimento de novos materiais, processos e produtos mais eficientes, duráveis e com menor impacto ambiental, como materiais biodegradáveis. Além disso, contempla o uso de energia renovável, tratamento de efluentes, gestão de resíduos, da malha logística e assim por diante, movimentando toda a cadeia produtiva.
Por mais tradicional que seja a indústria, é essencial se transformar para não deixar que o setor gráfico fique obsoleto e engessado. “Empresas que adotam práticas sustentáveis podem se diferenciar no mercado, atrair mais consumidores e acessar novos nichos e mercados. Além disso, a inteligência artificial chega como uma grande aliada para otimizar e monitorar o consumo de energia e recursos, levando a uma redução dos custos operacionais”, finaliza Thiago.
Assessoria/Envolverde





