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Natura é considerada uma das empresas mais éticas do mundo em 2016

Reconhecida pela sexta vez, empresa é a única brasileira na lista do Ethisphere Institute deste ano.

São Paulo, 7 de março de 2016 –  A Natura foi reconhecida pela sexta vez como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, líder global na definição e desenvolvimento de padrões para práticas éticas nos negócios. A multinacional de produtos de higiene pessoal e beleza é a única brasileira na lista

Este ano marca o décimo aniversário do selo do Ethisphere, que reconhece empresas que unem princípios com ações, trabalham incansavelmente para que a ética seja parte integrante do DNA da empresa e, assim, estimulam o futuro das organizações, introduzindo hoje as melhores práticas do amanhã.

O questionário de avaliação era composto por questões relacionadas a diversas áreas da Natura, entre elas: jurídico, sustentabilidade, ouvidoria, ética, institucional, recursos humanos, sistema de gestão, gestão de riscos, auditoria interna e relações governamentais.

As pontuações se dividem em cinco categorias principais: programa de ética e compliance (35%), cidadania corporativa e responsabilidade (20%), cultura de ética (20%), governança (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).

“Companhias que demonstram liderança em áreas como cidadania, integridade e transparência criam maior valor aos investidores, comunidades, consumidores e colaboradores, solidificando assim uma vantagem de negócio sustentável”, diz o CEO do Ethisphere Institute, Timothy Erblich.

A Natura vem evoluindo seus mecanismos de controle e transparência ano a ano. Em 2015, foi criada a diretoria de compliance, que integra o comitê executivo da companhia, bem como um novo canal, que atende as denúncias de corrupção e todos os casos relacionados ao conselho de administração, a suas instâncias de apoio e ao Comitê Executivo.

Pelo sexto ano consecutivo, a Natura se adaptou voluntariamente às normas da certificação SOx, de acordo com a lei Sarbanes-Oxley (EUA), que prevê mecanismos de auditoria e segurança para evitar a ocorrência de fraudes. Pela primeira vez, esta avaliação incluiu também a Argentina. A companhia está planejando a ampliação para as demais operações na América Latina.

“Este é um importante reconhecimento internacional para a Natura, pois reforça nosso compromisso com a ética e transparência em nossas ações”, diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura. natura_logo_6650