Arquivo

Tempestade de areia afeta ambiente marinho

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 3/11/2015 – O Ministério de Ambiente e Água dos Emirados Árabes Unidos organizou um painel regional sobre o monitoramento e a avaliação dos efeitos das tempestades de areia no ambiente marinho. Em colaboração com a Organização Regional para a Proteção do Ambiente Marinho (Ropme), o painel aconteceu em Dubai e contou com participação dos Estados membros, especialistas regionais e internacionais e grupos de especialistas de entidades federais e locais.

O diretor do Departamento de Sustentabilidade Costeira e Marinha, Salem Akram, afirmou que o painel se concentrou no desenvolvimento de um plano de ação para uma avaliação integral das tempestades de areia, suas consequências e também seu impacto no ambiente marinho de todos os seres vivos. Sabe-se que tais eventos dispersam vários contaminantes, inclusive compostos orgânicos que são menos solúveis na água, partículas gasosas e pesticidas, que danificam os arrecifes de coral e todo o ecossistema marinho.

As tempestades de areia na região são classificadas em três grandes categorias. A primeira é quando o pó que é levado gera uma visibilidade horizontal inferior a 11 quilômetros e dura de três a quatro dias. As de segunda categoria têm visibilidade abaixo de um quilômetro, com grande quantidade de pó e dura entre dois e três dias. A terceira categoria inclui as tempestades de pó densas, que geram visibilidade inferior a 200 metros, duram poucas horas, e estão acompanhadas de monção. Envolverde/IPS