Arquivo

Petroleira Adnoc quer ampliar sua capacidade de produção até 2017

20110530_ADNOC-1Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 11/11/2014 – Suhail bin Mohammed Faraj Faris Al Mazrouei, ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, informou que a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc) investiu US$ 70 bilhões para desenvolver novos campos de petróleo e gás e ampliar a atual capacidade de produção para 3,5 milhões de barris diários até 2017.

Sobre como esse país cobrirá sua demanda exponencial de gás exigida pela indústria, água e eletricidade, Al Mazrouei afirmou que os Emirados planejam vários projetos dentro de sua estratégia para diversificar a matriz energética, pois a produção de gás natural liquefeito cobre apenas 50% da demanda local, e a outra metade tem de ser importada.

Consultado sobre se o gás de xisto poderia representar uma ameaça à indústria convencional, especialmente à dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), o ministro declarou que “não vemos nenhuma ameaça potencial devido aos altos custos de produção desse combustível em comparação com o convencional. Pelo contrário, acreditamos que as novas descobertas ajudarão a obter um equilíbrio na equação da oferta e da demanda e chegar a um preço justo a favor dos produtores”. Envolverde/IPS