Arquivo

Operações militares para liberar Saná

Adén, Iêmen, 4/2/2016 – O presidente do Iêmen, Abdrabbuh Mansour Hadi, se comprometeu a que o exército nacional e a Resistência Nacional do Iêmen, com apoio da coalizão árabe encabeçada pela Arábia Saudita, manterão sua ofensiva até liberar a capital. O mandatário fez essa afirmação em conversa telefônica com o governador de Saná, Abdul Qawi Sharif, sobre os acontecimentos no terreno, onde o exército se aproxima de Saná.

Hadi também elogiou a “coragem sem precedentes” do exército e da resistência nacional, e destacou que o “regime republicano triunfará, sem importar o sacrifício necessário e derrotará o que restar do retrógrado regime saído da época das cavernas. A luta pelo Iêmen é fundamental e não há volta”.

Derrotar os combatentes hutis e as forças leais a Ali Abdala Salehem muitas partes da área de Saná é um passo fundamental para liberar a capital e restituir as instituições estatais e o governo legítimo. Dezenas de rebeldes ficaram feridos, morreram ou foram capturados pelas forças regulares e seu armamento foi destruído, ressaltou Hadi. Envolverde/IPS