Arquivo

Não há nenhuma teoria da conspiração, afirma ministro saudita

Riad, Arábia Saudita, 25/3/2015 – O ministro de Recursos Minerais e Petróleo da Arábia Saudita, Ali bin Ibrahim al Nuaimi, inaugurou o segundo Fórum de Mídia sobre Petróleo do Conselho de Cooperação do Golfo, sob os auspícios do Guardião das Sagradas Mesquitas, o rei saudita Salman bin Abdulaziz al Saud.

Suhail bin Mohammed Faraj al Mazrouei, ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, uniu-se aos ministros de petróleo e energia do grupo na inauguração do Fórum de três dias. Também participa uma delegação da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi.

No discurso de abertura, Al Nuaimi negou que haja razões geopolíticas e planos para prejudicar a produção do xisto após a queda dos preços internacionais do petróleo. “Não há nenhuma conspiração por trás da decisão (de novembro de 2014) da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) de manter a produção” (de 30 milhões de barris por dia), afirmou o funcionário saudita.

“Não estamos contra ninguém, sempre buscamos um equilíbrio do mercado entre fornecimento e demanda e deixar que estas decidam os preços”, explicou. Ao dizer que a Arábia Saudita está pronta para aumentar a demanda de petróleo, o ministro esclareceu que seu país não prevê elevar a produção para mais de 12,5 milhões de barris (de 159 litros) por dia. Al Nuaimi também pediu a criação de uma sociedade especializada em meios de comunicação dedicados ao petróleo para jornalistas qualificados e especializados. Envolverde/IPS