Arquivo

Ministro confirma fortalezada economia nacional

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 7/1/2016 – O ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Sultan bin Said Al Mansouri, confirmou a fortaleza da economia nacional, que não sofreu pela queda dos preços do petróleo, o que deixa claro que a estratégia para 2030 continua sem mudanças, com seu eixo na gestão eficiente da energia e sua racionalização.

Dentro da terceira sessão do Conselho Nacional Federal (parlamento), no dia 5, Al Mansouriafirmou que a economia emiratense está forte graças às políticas do governo, que permitem diminuir a dependência do petróleo ano após ano.

Além disso, considerou ser pouco provável que os projetos de infraestrutura sejam afetados pelos preços do petróleo, e também destacou que os Emirados continuam com sua estratégia de diversificação econômica e que trabalhará para fortalecer outros setores, especialmente a indústria e os serviços, para compensar futuras quedas no preço do petróleo.

Segundo o ministro, o governo avança na implantação de vários projetos em muitas áreas vitais, como saúde, desenvolvimento social, educação, segurança pública e assuntos econômicos, proteção ambiental, cultura e infraestrutura, segundo a agenda nacional da Visão 2021.

O novo orçamento para 2016 é um reflexo do impacto limitado que teve a queda de preço do petróleo em escala local e também confirma as projeções do Fundo Monetário Internacional de que os Emirados são um dos países que menos sentirá as consequências do que acontece com o petróleo, pois os setores não petroleiros contribuem com quase 69% do produto interno bruto. Envolverde/IPS