Arquivo

Inaugurado novo canal de Suez

Ismailia, Egito, 7/8/2015 – O presidente do Egito, Abdel Fatah al Sisi, assinou ontem uma carta no contexto da inauguração do novo Canal de Suez, cerimônia da qual participaram o vice-ministro e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Rashid al Maktoum, além de outros reis, emires, presidentes e governantes do mundo.

“O Egito oferece ao mundo um presente para o desenvolvimento e a construção”, afirmou Al Sisi, que também destacou que “o lançamento do tráfego marítimo no Canal destaca o objetivo do Egito de conseguir a segurança e a estabilidade em um Estado democrático”.

Quando deu o sinal para início de funcionamento do Canal, Al Sisi afirmou: “Em nome de Deus misericordioso e em nome do grande povo do Egito, eu, Abdel Fatah al Sisi, presidente da República Árabe do Egito, dei a ordem para começar com o novo Canal de Suez”.

Em seguida foi mostrado um documentário com as fases de escavação do novo canal, desde o início de sua realização, há um ano. Os esforços continuaram dia e noite para conseguir o objetivo. Além disso, a Força Aérea realizou uma demonstração com aviões Rafale e F-16.

A nova infraestrutura permitirá aumentar a renda do Egito e reduzirá o tempo de travessia para 11 horas, em lugar das 18 atuais, o que diminuirá o custo. As autoridades egípcias esperam que a arrecadação com o canal aumentem 259% até 2023, cerca de US$ 13,2 bilhões, bem acima dos atuais US$ 5,3 bilhões. Envolverde/IPS