Arquivo

Federação condena ataques contra civis

Genebra, Suíça, 26/8/2016 – A Federação Árabe para os Direitos Humanos condenou os crimes cometidos pelo grupo rebelde huti e combatentes leais ao deposto presidente Ali Abdalá Saleh contra a população civil do Iêmen e da fronteira saudita e pediu à comunidade internacional que julgue os responsáveis.

A Federação, que reúne mais de 80 organizações e instituições da sociedade civil e tem sede em Genebra, ressaltou que o ataque deliberado contra civis é uma flagrante violação do direito internacional e pode se constituir crime de guerra e de lesa humanidade, e pediu que os culpados sejam processados pelo Tribunal Penal Internacional.

Entre os incidentes documentados pela instituição, destacam-se 16 escolas, alvos de vários projéteis que deixaram três meninos mortos e três meninas feridas. As violações cometidas pelos rebeldes no Iêmen deixaram 40 mortos, entre eles mulheres e crianças, mais 300 feridos e 150 famílias afetadas, diz o comunicado.

A Federação também destacou a necessidade de a Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Conselho de Segurança acabarem com a falta de medidas e com sua ineficácia para garantir a proteção da população civil do Iêmen e da fronteira com a Arábia Saudita. Envolverde/IPS