Arquivo

Ação para resgatar jovens sequestradas

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 23/5/2016 – A fuga de uma das adolescentes sequestradas pelo grupo radical nigeriano Boko Haram gera esperanças de que logo será possível encontrar as demais, informou o jornal emiratense em inglês The Gulf News, afirmando que “é um motivo de alegria”. Ameenah Ali Nkeki encontra-se em um hospital se recuperando do calvário sofrido, com seu bebê de poucos meses. Porém, o mais perturbador é que fugiu sozinha da selva de Sambisa, no nordeste da Nigéria, onde o Boko Haram enfrenta há anos as forças regulares.

A jovem não foi resgatada, mas apareceu sozinha com o homem com quem foi obrigada a se casar, destacou o jornal. No entanto, Nkeki não é mais do que uma das cerca de 200 estudantes sequestradas pelo grupo há mais de dois anos. “É perturbador que, após dois anos, o Boko Haram continue mantendo em cativeiro um grupo tão grande de jovens e que possa tê-las vendido como escravas sexuais a outros grupos terroristas e radicais, segundo suas próprias declarações”, destacou o diário.

Para o The Gulf News, “é um desastre as forças armadas nigerianas não terem conseguido melhores resultados para encontrar os terroristas, eliminá-los e liberar as jovens de seu terrível calvário. O fiasco que foi a tentativa de frear o Boko Haram foi um fator decisivo na saída do presidente anterior, Jonathan Goodluck”, ressaltou o jornal. “Mas a promessa do novo presidente, Mohammad Buhari, de derrotar o Boko Haram, não foi cumprida. É muito bom saber que os nigerianos finalmente penetram na selva de Sambisa, mas isso deveria ter ocorrido há mais tempo”, concluiu o jornal. Envolverde/IPS