Toyota apresenta carro movido a hidrogênio

O FCV, movido a hidrogênio, mostra uma visão de futuro para a sociedade, trazendo tecnologia amigável ao meio ambiente. Foto: Juliana Guarexick
O FCV, movido a hidrogênio, mostra uma visão de futuro para a sociedade, trazendo tecnologia amigável ao meio ambiente. Foto: Juliana Guarexick

 

A montadora japonesa, Toyota, apresentou na tarde de ontem (6), durante o 28º Salão do Automóvel de São Paulo, o FCV – novo conceito de mobilidade urbana limpa. O veículo, que será comercializado a partir de 2015 no Japão e em seguida nos Estados Unidos, é movido pela energia elétrica proveniente da reação eletroquímica entre hidrogênio (combustível pelo qual é alimentado) e oxigênio. Em contrapartida, o sistema libera apenas água por uma válvula localizada na parte inferior do veículo – não há escapamento no FCV.

Para o diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos, o novo modelo traduz o compromisso em oferecer uma mobilidade que possa contribuir com a sociedade e com o meio ambiente. “O nosso negócio não se resume ao ato de vender carros, é preciso oferecer modelos mais eficientes e menos poluentes”, enfatiza.

 

Capa do Relatório. Foto: Divulgação
Capa do Relatório. Foto: Divulgação

Relatório de Sustentabilidade 2014

Na ocasião, a Toyota do Brasil apresentou também seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano fiscal 2013-2014. O documento destaca que a montadora evitou a emissão de 360 toneladas de dióxido de carbono (CO2) e ainda garantiu a economia de 41 mil m³ de água, mesmo aumentando a produção no País de 133.715 unidades para 129.653 veículos.

“Nós aumentamos a nossa produção e venda de veículos no Brasil, mas ao mesmo tempo conseguimos, na produção, ser mais eficientes”, sintetiza Ricardo. Em operações logísticas, a Toyota também reduziu a emissão de CO2 em 9,2 toneladas. A adoção de melhorias em eficiência de volume, rotas alternativas e a instalação de fornecedores perto das fábricas foram algumas das ações desenvolvidas.

A preocupação com o descarte de efluentes é outra prioridade. A água usada nos processos fabris é devolvida à rede pública, após tratamento físico-químico nas estações de tratamento de efluentes (ETEs). Para amortizar os impactos de seus processos sobre a qualidade do ar e as mudanças climáticas, a Toyota também investe no controle de emissões atmosféricas. Acesse aqui o relatário na íntegra.

 

A Fundação Toyota Brasil apoia o Instituto Arara Azul, idealizador do Projeto Arara Azul, no Pantanal sul-mato-grossense.
A Fundação Toyota Brasil apoia o Instituto Arara Azul, idealizador do Projeto Arara Azul, no Pantanal sul-mato-grossense.T

Responsabilidade Social Corporativa

O encontro durante o 28º Salão do Automóvel também destacou as ações da Fundação Toyota do Brasil. Criada em abril de 2009 com o objetivo de unificar e ampliar a atuação das atividades de responsabilidade social da Toyota no país, a entidade completa 5 anos.

Nesse período, a entidade tem atuado fortemente em parcerias e iniciativas próprias que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos. Entre projetos nacionais e locais, as ações, focam, principalmente, a preservação do meio ambiente, a educação e o incentivo à cultura e ao esporte. (Veja alguns projetos patrocinados pela Fundação Toyota do Brasil aqui.)

“A Toyota procura contribuir com a sociedade através de ações sociais, ações de sustentabilidade, de educação ambiental, principalmente com as crianças. Nós queremos que as pessoas tenham uma maior consciência ambiental de coisas muito simples, como apagar a luz ou mesmo fechar a torneira”, conclui Ricardo.   (Envolverde)