Honduras: Promoção do uso do biogás

Brasil: Matéria-prima do Nordeste em embalagem inteligente

México: Denunciado adiamento de combustíveis limpos

********************************************

HONDURAS – Promoção do uso do biogás

Tegucigalpa, 26 de março de 2012 (Terramérica).- O governo de Honduras estuda promover a geração de biogás a partir de resíduos orgânicos, para reduzir a dependência deste país do petróleo importado.

O Programa de Pequenas Doações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sistematizou algumas experiências de biogás na região hondurenha de Colón, no Mar do Caribe.

Pequenas experiências na região atlântica “nos motivam a explorar esta alternativa como parte das medidas de economia energética de médio prazo, além de contribuir para proteger o meio ambiente”, disse ao Terramérica o vice-ministro da Indústria e Comércio, Juan José Cruz.

O funcionário integra a comissão governamental que busca opções para gerar outros tipos de energia que reduzam a conta do petróleo, estimada em US$ 204 milhões por mês, a maior parte destinada a importar combutíveis.

********************************************

BRASIL – Matéria-prima do Nordeste em embalagem inteligente

Rio de Janeiro, 26 de março de 2012 (Terramérica).- A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurou um laboratório para desenvolver embalagens biodegradáveis e comestíveis na cidade de Fortaleza (CE).

“As embalagens aumentam a longevidade, a segurança e a inocuidade de nossos alimentos, mas ainda representa uma grande parte do resíduo plástico descartado”, disse ao Terramérica o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, responsável pelo laboratório que “concentrará esforços para criar e produzir embalagens inteligentes”.

A Embrapa já produz embalagens biodegradáveis, como películas e revestimentos comestíveis feitos de polpas que retardam a perda de água e o intercâmbio gasoso com o meio ambiente, ampliando a durabilidade dos alimentos envolvidos.

Este tipo de embalagem é feito em outros centros de pesquisa, em geral a partir do milho. A missão agora é adaptar essas tecnologias às matérias-primas proporcionadas pela biodiversidade brasileira, como a cera de carnaúba ou a polpa de frutas tropicais, entre outras.

********************************************

MÉXICO – Denunciado adiamento de combustíveis limpos

Cidade do México, 26 de março de 2012 (Terramérica).- Organizações ambientalistas denunciaram que o governo do México pretende adiar para 2015 a produção de diesel com ultrabaixo índice de enxofre.

O governo prepara uma nova norma que responsabiliza toda a cadeia produtiva no uso de combustíveis limpos, e não só a estatal Petróleos Mexicanos, que deveria produzi-los por lei desde 2009. Contudo, seu orçamento para 2012 prevê apenas US$ 1,09 bilhão para o refino.

Com “combustíveis mais limpos seria possível adotar melhores tecnologias em veículos, o que reduziria as emissões poluentes”, ressaltou ao Terramérica a diretora de pesquisa de desenvolvimento urbano do Instituto Mexicano para a Competitividade, Gabriela Alarcón.

Mais de 14 mil pessoas morrem por ano no México por doenças associadas à má qualidade do ar, como bronquite e pneumonia, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.