Software ajuda indústria têxtil a escolher fornecedores idôneos

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Programa desenvolvido pela Keyassociados auxilia empresas a evitar contratação de fornecedores que usam trabalho escravo

Um software desenvolvido pela Keyassociados Soluções Sustentáveis para a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) está ajudando a indústria têxtil a identificar fornecedores de produtos e serviços que atendem aos requisitos de qualidade de matéria-prima e mão-de-obra. A  Associação representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, calçados e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho.

Por meio do software, os associados à ABVTEX têm acesso a dados atualizados sobre a conformidade das empresas terceirizadas que possuem o Certificado ABVTEX. Atualmente, cerca de 6 mil empresas possuem essa certificação.

Auditores da ABVTEX fazem visitas constantes às empresas terceirizadas e alimentam um banco de dados para saber se elas cumprem requisitos de responsabilidade social e respeito à legislação trabalhista.  Na hora de comprar produtos e serviços dessas empresas, o varejista, através do software, sabe se há alguma não-conformidade e pode evitar problemas ao adquirir um produto. “O software tem sido uma ferramenta fundamental dos associados varejistas para evitar problemas, infelizmente, recorrentes no setor, como o uso de mão de obra análoga a escrava”, explica o diretor-executivo da ABVTEX, José Luiz da Silva Cunha.

Para a especialista da Keyassociados Rose Delboni, responsável pelo desenvolvimento do software, o produto é uma das soluções para que o setor têxtil controle a cadeia produtiva de fornecedores e seus subcontratados, promovendo assimas melhores práticas no que diz respeito à responsabilidade social e legislação. “Através desse monitoramento da cadeia de fornecimento, o setor impede que exploradores de mão-de-obra escrava e empresários que trabalham com matéria-prima ruim continuem como fornecedores, o que é ótimo para a indústria e para o consumidor final”.  É importante destacar que  o software também pode monitorar ou auditar qualidade dos produtos.