Arquivo

Dica de Sustentabilidade - Cultive plantas em casa e no trabalho!

Flores e plantas alegram o ambiente e fazem bem para a saúde. Leve-as para casa, o escritório e seus locais de convívio. Confira dicas que vão te ajudar a escolher espécies que se adaptem melhor a cada ambiente e às suas necessidades

Faltando menos de dez dias para a primavera, São Paulo já dá as boas-vindas às flores. Já é possível vê-las nascendo aqui e acolá e alegrando o ambiente. As plantas também ficam mais exuberantes e chamam mais a atenção nas ruas.

A convivência com a natureza e com as flores torna a vida mais agradável e traz benefícios que vão além do que o olfato pode sentir e os olhos podem ver. Elas são as grandes responsáveis pela eliminação de poluentes e gases tóxicos e ainda atuam na umidade e temperatura, melhorando a qualidade do ar.

Por isso, faça mais do que apreciar plantas e flores nas ruas. Leve-as para dentro da sua casa, do seu trabalho e de seus ambientes de convívio. Confira algumas dicas para escolher as espécies que se adaptam melhor a cada ambiente e às suas necessidades. Depois é só aproveitar a companhia!

– Ambientes fechados

Na hora de escolher plantas para cultivar dentro de casa ou de um escritório, opte por espécies que possam se desenvolver com pouca luz e em espaços fechados. Pau d’água, zamioculca, begônia, espada de São Jorge, rosa de pedra, palmeira ráfis e lírios da paz são algumas opções que se adaptam bem a esses ambientes.

– Só compre plantas ameaçadas de extinção que sejam certificadas

Não compre orquídeas, bromélias, xaxins e palmitos sem certificado de origem. São espécies ameaçadas de extinção e só podem ser vendidas se forem cultivadas com essa finalidade.

– Evite o desperdício de água na hora de regar

Não regue as plantas em excesso ou com mangueira. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.

– Escolha o vaso certo

Vasos menores devem conter plantas de sombra e os maiores as de sol. Qualquer que seja o vaso, ele terá que ter um furo para escoar a água das regas. Esse furo precisa ser tampado para que somente a água passe por ele, pois, se a terra também passar, a planta estará perdendo nutrientes necessários para sua sobrevivência. Você pode utilizar cacos de telha, cerâmica, pedra britada ou argila expandida para tampar o orifício. Não esqueça de colocar areia no pratinho que coleta a água excedente para evitar a proliferação de mosquitos como o causador da dengue.

– Adube a terra

Use adubos orgânicos, aplicando-os uma vez a cada cinco meses, diretamente na terra. Após a adubação, não se esqueça de regar a planta. Se ela tiver novas mudas, corte-as e replante-as. Antes de replantar, retire a camada superior de terra que estiver no novo vaso. Adube, afofe e faça o furinho no local em que a nova planta vai crescer.

– Se informe

Procure cursos gratuitos de cultivo e aplique o que aprender de acordo com o seu gosto e necessidade.