Arquivo

Cada gota importa

A Pernambucanas, rede pioneira no comércio varejista com 106 anos de atuação no setor, lança uma campanha para estimular seus colaboradores e a sociedade a abraçarem esta causa. Batizada de “#cadagotaimporta”, a ação já conta com o engajamento de mais de 16 mil funcionários em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Para aderir à campanha é muito simples. Basta enviar uma fotografia junto de frases que revelem atitudes em prol da economia da água, como: “Não lavo meu carro há seis meses”; “Eu reutilizo a água do banho para lavar o quintal”; entre outras. As fotografias, além de virarem papéis de parede dos computadores, adesivos nos elevadores e corredores da empresa e propagandas na intranet, devem agora se tornar virais, ocupando também as redes sociais dos colaboradores. O objetivo é que todos passem a incentivar o compartilhamento dessas imagens e atitudes entre os “amigos dos amigos”, atingindo um número crescente de pessoas. Além disso, a Pernambucanas criou um “Comitê de Crise da Água”. Nele, as áreas de operações, proteção de ativos, engenharia, comercial, jurídica, de comunicação, desenvolvimento humano organizacional e sustentabilidade se reúnem quinzenalmente para discutir procedimentos, antever possíveis cenários frente ao racionamento/rodízio de água e propor soluções para a situação. Medidas de contingência que já estão sendo adotadas, como a instalação de redutores nas torneiras; a implantação de novas caixas d´água no escritório central – aumentando a capacidade de armazenamento do recurso hídrico; entre outras ações que permitem a redução do consumo sem prejudicar o abastecimento aos colaboradores e aos clientes da empresa. (Envolverde)