Queijo de castanhas sem leite retarda o envelhecimento

As mudanças das estações alteram também o nosso paladar. Enquanto no verão a preferência é por comidas frias, com a chegada do outono sentimos mais necessidades de alimentos que aquecem o nosso organismo.

Para compor um cardápio mais quente, a eco chef Marta Tatini ensina a fazer um queijo de castanhas que retarda o envelhecimento e melhora a pele.

Fonte de selênio, um mineral altamente antioxidante que garante a longevidade, a castanha-do-pará também ajuda no funcionamento da tireoide e no combate a doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade.

Já o ágar-ágar, outro ingrediente presente na receita, previne prisão de ventre e melhora a textura da pele, ao ajudar a evitar rugas e acne.

Para a eco chef, um dos benefícios mais importantes dessa composição é a ausência do leite. “A lactose rouba ferro do organismo, e a caseína, proteína existente na substância, causa diversas inflamações e faz aumentar a incidência de doenças respiratórias, que já são altas neste período do ano.”

Quando questionada se a falta de leite não compromete a necessidade de cálcio do organismo, Marta afirma que o gergelim branco é quem acrescenta o mineral ao queijo.

Martha Tatini é eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. Realiza buffets orgânicos, consultoria e entrega de refeições orgânicas gourmet.

* Publicado originalmente no site Prêmio Empreendedor Social/ Folha de S. Paulo.