Pirelli é a melhor empresa do "Climate Disclosure Leadership Index Italy 2014

pirelli-sostenibilita-ecologia

A liderança se deve à abrangência de sua estratégia na luta contra as mudanças climáticas e transparência na comunicação

Milão, 5 de novembro de 2014 – A Pirelli foi eleita líder do “Climate Disclosure Leadership Index Italy 2014” (CDLI), índice que avalia a abrangência das estratégias das empresas contra as mudanças climáticas e a transparência de suas comunicações com os stakeholders. A Pirelli alcançou 99 pontos, em um total de 100.

O resultado foi anunciado hoje em Milão, na Itália, durante a apresentação do “CDP Italy 100 Climate Change Report 2014”, relatório sobre mudanças climáticas preparado pela DAS-Bacconi, com o apoio da IMQ. O relatório aborda as maneiras pelas quais as 100 maiores empresas listadas da Itália encaram e lidam com as mudanças climáticas.

O compromisso da Pirelli com os investidores e stakeholders na desafiadora área de mudanças climáticas pode ser visto na integração de suas metas relacionadas ao meio-ambiente e à sustentabilidade – tanto para produtos como para processos – nas unidades industriais do Grupo. A empresa espontaneamente se propôs a meta de reduzir a resistência ao rolamento em 40% nos seus pneus para carros, 20% no segmento de caminhões e 10% nos pneus para motos até 2020, tendo como referência os números de 2007. No mesmo prazo, até 2020, a Pirelli planeja reduzir suas emissões de CO2 em 15% e o consumo de energia elétrica em 18% em suas fábricas, na comparação com os números de 2009.

Os principais compromissos globais da Pirelli na área de Mudanças Climáticas incluem o “CDP Supply Chain”, um programa que em 2014 envolveu mais de 120 fornecedores estratégicos na quantificação dos benefícios em termos financeiros, de reputação e de gestão de riscos decorrentes da correta gestão das suas emissões de CO2.

Além disso, a Pirelli assinou, dentro do “Prince of Wales’s Corporate Leaders Group”, o “Trillion Tonne Communiqué”, um documento para a redução das emissões globais de poluentes, que tem por objetivo manter a elevação da temperatura na Terra dentro de um limite de 2º C. A Pirelli também assinou o “Road to Paris 2015”, uma iniciativa internacional que visa a promover a cooperação entre os setores públicos e privados para encontrar soluções e políticas compartilhadas para lidar com as mudanças globais. A iniciativa resultou na adesão da Pirelli ao acordo internacional sobre mudanças climáticas (“Paris Declaration”), redigido durante o próximo encontro da UNFCCC, que acontece na capital francesa em 2015.

Sobre a CDP

A CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece o único sistema global para que empresas e cidades meçam, divulguem, administrem e compartilhem informações vitais sobre o meio ambiente. A CDP trabalha com grandes forças do mercado, incluindo 767 investidores internacionais, com ativos de US$ 92 trilhões, para motivar empresas a divulgar seus impactos no meio ambiente e sobre os recursos naturais, com o objetivo de adotar medidas para reduzi-los. Para mais informações, acesse: www.cdp.net. 

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há 85 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 25 anos em 2013 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.