Diversos

O que você faria para ver Beyoncé?

Por Leno F. Silva*

Fazer um documentário de um grupo de jovens que ficou acampado dois meses para garantir os melhores lugares na Pista Premium do show da Beyoncé foi mais do que uma excelente ideia do casal de diretores Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel.

Com essa sacada simples e olhares distintos, nasceu “Waiting for B.”, um filme revelador e envolvente, porque ilumina as vidas de meninos e de meninas apaixonados pela cantora Pop norte-americana, e que sem abandonar os seus afazeres do cotidiano, se organizaram para a realização dos seus sonhos.

Mais do que acompanhar a rotina dos fãs na calçada do estádio do Morumbi, a casa do São Paulo Futebol Clube, a dupla de cineastas mergulhou e deu espaço para que a narrativa de cada um viesse à tona com naturalidade.

Sensíveis, engraçados, organizados, inteligentes, apaixonados, determinados, conscientes e tantas outras características são apresentadas de forma genuína, por meio de narrativas sinceras, lúcidas, as quais expressam as verdades e os jeitos de cada personagem.

Unidos por um objetivo comum, as vivências durante o período de espera possibilitou a criação de vínculos de amizade e permitiu a construção de cumplicidades entre aquela trupe de fanáticos, as quais foram bem captadas pelas lentes dos diretores.

Em cartaz nos cinemas desde 2 de março, o documentário que deu vazão às histórias reais de 150 jovens que, sem dinheiro para adquirir os ingressos VIP, batalharam para conquistar os melhores lugares na apresentação da Queen Bey em solo paulistano, estreou no Brasil tendo já percorrido uma premiada trajetória internacional.

Não obstante à grandeza do espetáculo, nesta fita o mais bacana e genuíno aconteceu antes dos portões se abrirem para o show. Por isso, não perca “Waiting for B.”, gostando ou não da Beyoncé. Até a próxima.

Serviço:

Nome: Waiting for B.

Direção: Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel

Gênero: documentário

Origem: Brasil

Duração: 72 min.

Classificação: livre

Ano: 2016

https://www.youtube.com/watch?v=8q3jyWdZkR4

(#Envolverde)

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.