ONU: 2015 oferece oportunidade histórica para melhorar a vida de todos

Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Sam Kutesa. Foto: ONU/Loey Felipe
Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Sam Kutesa. Foto: ONU/Loey Felipe

 

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Sam Kutesa, em uma entrevista na quarta-feira, 14 de janeiro, afirmou que os próximos meses oferecem uma oportunidade histórica para que os 193 Países-membros da ONU construam uma agenda que melhore diretamente a vida de todas as pessoas do planeta.

“À medida que embarcamos na difícil tarefa de formular uma agenda de desenvolvimento pós-2015 que seja inclusiva e transformadora, peço a todos os Países-membros para virem para as negociações com um espírito positivo e construtivo”, destacou Kutesa.

Para o presidente da Assembleia Geral da ONU, o sucesso da nova agenda de desenvolvimento dependerá da capacidade dos Países-membros em alinhar suas ambições com os meios adequados de implementação. Ele destacou que é fundamental garantir a coerência entre a elaboração da agenda pós-2015 e o processo preparatório para a Terceira Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, que será realizada em Adis Abeba, na Etiópia, em julho.

O presidente da Assembleia Geral, também destacou os outros objetivos da ONU para 2015 e ressaltou a importância de redobrar os esforços para acabar com a epidemia devastadora do ebola e para combater o extremismo e o terrorismo em todas as suas formas, principalmente os grupos armados como o Estado Islâmico, Al-Qaeda, Al-Shabaab e Boko Haram.

Ao falar sobre as comemorações do 70º aniversário das Nações Unidas neste ano, Kutesa ressaltou que é fundamental considerar uma reforma na Organização, principalmente no Conselho de Segurança, para que tenha melhor capacidade de enfrentar os desafios cada vez mais complexos do mundo.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.