Economia

Nova plataforma de colaboração da Natura conecta voluntários a projetos sociais

No mundo atual, tornou-se imprescindível o papel das organizações como agentes de mudança social que contribuem para a evolução da sociedade e para seu desenvolvimento sustentável.

A Natura é uma das empresas que, ao longo de sua trajetória, vem evoluindo esse pensamento, apostando na sustentabilidade e na qualidade das relações como crenças que permeiam suas ações.

Com esse pensamento em mente, a empresa acaba de lançar a plataforma online de colaboração social chamada Movimento Natura. A iniciativa tem como objetivo identificar e promover projetos socioambientais relevantes e contribuir para que eles cresçam e sejam levados a diante por meio da conexão com voluntários que ajudarão doando seu tempo, habilidades e conhecimentos.

Para participar é bem fácil, tanto como voluntário ou inscrevendo uma iniciativa. Basta entrar na plataforma e seguir os passos indicados abaixo!

image001

image002

Pesquisas recentes demostraram que é bastante baixa a quantidade de brasileiros que realizam trabalhos voluntários no país, apesar de não faltarem projetos e iniciativas para serem apoiados.

Apesar do motivo mais comum ser a “falta de tempo” (40%), uma parte considerável das pessoas alega que “nunca foi convidada a ajudar” (29%), “nunca pensou nessa possibilidade” (18%) ou “não sabe onde obter informações a respeito” (12%).

Instituto Datafolha / 2014
Instituto Datafolha / 2014

 

Neste cenário, o Movimento Natura incentiva a participação ao encontrar e indicar uma ação social que tem tudo a ver com cada voluntário, dando a possibilidade de contribuir como, quando e onde a pessoa quiser.

O site já conta com 79 iniciativas inscritas, incluindo ações promovidas pela própria Natura, que atendem aos seguintes critérios: já estão em desenvolvimento, trazem impacto social e/ou ambiental coletivo e casam com as habilidades da rede.

Um caso de sucesso é o do projeto Rapunzel Solidária, uma iniciativa que arrecada doações de cabelo por todo Brasil para a fabricação de perucas e distribui para pacientes com câncer. A iniciativa recebe cerca de 500 doações de cabelo por mês e já doou mais de 100 perucas, o equivalente a 300 mil reais. Por meio do Movimento Natura, se conectou a novos voluntários, inclusive salões de cabelereiros que receberam o selo “salão amigo” por ajudarem com essa grande causa.

A cada semana novos projetos são incluídos na plataforma, portanto se o voluntário não achar nenhum que seja compatível com seus interesses ou habilidades, basta inscrever-se para receber as novidades e atualizações da plataforma por email.