Número de pessoas com mais de 60 anos deve dobrar até 2050

População prolonga a idade ativa

Segundo Nações Unidas, mundo já tem 700 milhões de cidadãos na terceira idade.

O mundo marcou no dia 1º de outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Segundo as Nações Unidas, existem 700 milhões de pessoas com mais de 60 anos em todo o globo. A previsão é que, até 2050, este número passe de 2 bilhões, superando a quantidade de crianças no mundo.

Mudança de Padrões

Mas de acordo com especialistas, apesar de estar envelhecendo, a população mundial também está prolongando a duração da idade ativa.

Em muitos países, trabalhadores estão adiando a idade da aposentadoria, algumas vezes por necessidade, mas também há casos de opção.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, a empresária Maria Tereza Tacoli, conta que abriu uma empresa de moda e decoração quando já tinha 51 anos. Hoje, aos 66 anos, ela mantém o escritório em plena atividade na própria casa.

Integração

“Eu não tenho planos de parar. Eu tenho uma única filha e sou separada. Não tenho condição de ficar sozinha, olhando para o teto ou assistindo à televisão. Eu tenho necessidade de fazer alguma coisa. E tenho um trabalho, que me permite programar melhor o horário”, explica.

Por outro lado, a mudança de perfil há traz desafios, especialmente na área da saúde como destaca à Rádio ONU, de Brasília, a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde no Brasil, Luísa Machado. Para ela, é preciso haver uma integração de esforços para atender ao grupo populacional que mais cresce atualmente.

“Antigamente morria-se muito por conta de doenças infecto-contagiosas. Hoje o que mais mata são as doenças crônicas. Nós precisamos de todas as políticas públicas unidas para darmos conta deste processo de envelhecimento”, argumenta.

O tema do Dia Internacional das Pessoas Idosas este ano é: “Lançamento Madri + 10: As Crescentes Oportunidades e Desafios para o Envelhecimento Global”.

Em mensagem para marcar o dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a governos e comunidades de todo o mundo que façam mais para oferecer oportunidades à terceira idade.

*publicado originalmente no site da Rádio ONU.