Lei da Copa avança em meio a polêmicas

Texto base do projeto foi aprovado contendo a liberação de cerveja nos estádios de futebol do Brasil durante a Copa do Mundo

A Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 foi aprovada nesta terça-feira, 6, pela Comissão Especial de parlamentares que trata dos assuntos relativos ao mundial da Fifa que será realizado no Brasil daqui a dois anos.

Leia também: Obstáculos olímpicos no Rio de Janeiro

O texto base do projeto foi aprovado contendo a liberação de cerveja nos estádios de futebol do Brasil durante a Copa do Mundo e de qualquer bebida nas áreas vips dos palcos dos jogos do torneio. A legislação brasileira proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios em território nacional.
‘Chute no traseiro’

Por outro lado, o texto base também mantém as regras do Estatuto do Idoso, ao contrário do que a Fifa queria, permitindo a meia entrada para todos os setores para torcedores com mais de 60 anos de idade. Além disso, serão reservados cerca de 300 mil ingressos populares para estudantes e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.

A Lei geral da Copa ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado e pela sanção presidencial. O andamento da lei acontece em um momento de tensão entre a Fifa e as autoridades brasileiras por causa da declaração do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que na semana passada disse que os organizadores da Copa no Brasil deveriam levar “um chute no traseiro” para agilizarem os preparativos para o evento.

* Publicado originalmente no Opinião e Notícia.