Arquivo

Estados do Golfo reafirmam o compromisso com a proteção do povo iemenita

GENEBRA, 03 de maio (WAM) – O Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e a Coalisão Árabe que respalda a legitimidade em Iêmen continuam comprometidos com a proteção da população deste país, segundo informa um comunicado do bloco árabe de seis membros, emitido na conferência de doadores que ocorreu em Genebra.

“O CCG continua sendo o principal doador do Iêmen que tem como prioridade a reconstrução, desenvolvimento e recuperação econômica assim como a integração deste país como o bloco árabe”, declarou o subsecretário de Relações Exteriores de Bahrein, Abdalá bin Faisal bin Jabur Al Dosari, no passado 25 de abril.

“A assistência e os fundos fornecidos pelas agências humanitárias do CCG representam mais de 85% do total da ajuda que recebe o país do Oriente Médio” explica Al Dosari.

Segundo a declaração, os membros do CCG não dão muita atenção a coordenação e ao diálogo em termos de assistência e trabalho humanitário, porém reivindicam uma cooperação maior das agências da ONU e o governo iemenita.

Para o subsecretario, a assistência do Iêmen não deve ser politizada mas a ajuda humanitária deve ser facilitada.
A CCG acredita na diplomacia e soluções pacíficas aos conflitos, indicou Al Dosari. Os seis integrantes do bloco regional são Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Qatar.
A conferência de doadores para Iêmen foi organizada pelos governos da Suíça e Suécia e aconteceu no Palácio das Nações, em Genebra. (WAM/IPS/Envolverde)