Clima

Unilever reduz em 36% emissões de gases estufa

Redução por tonelada de produto ocorreu entre 2008 e 2015. Desde 2012, companhia adquiriu 19 mil conversadoras verdes, que consomem menos energia elétrica que as comuns
Terra
São Paulo, maio de 2016 – A Unilever Brasil celebra avanços importantes nos compromissos traçados em 2010, quando lançou o seu plano de sustentabilidade e estabeleceu a visão de diminuir a pegada ambiental e aumentar o impacto positivo na sociedade. De 2008 a 2015, a companhia diminuiu em 36,09% a emissão de Gases de Efeito Estufa nas fábricas localizadas no País, resultado alcançado graças ao investimento no uso de energia “limpa”.

“Após cinco anos do lançamento do plano, podemos afirmar que não apenas é possível combinar crescimento com sustentabilidade, mas que a atuação sustentável gera crescimento consistente e de longo prazo. Ao usar o documento como guia para a estratégia do negócio conseguimos diminuir custos e riscos ao mesmo tempo em que aumentamos a confiança e credibilidade em nossas marcas e na companhia em nível global”, afirma Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil.

A companhia também vem investindo em iniciativas para aumentar a eficiência energética nas fábricas. De 2008 a 20015, a Unilever Brasil adquiriu 19 mil conservadoras “verdes”, que consomem menos energia elétrica do que as conservadoras comuns. Somente ano passado, foram adquiridas duas mil unidades desses equipamentos.

As iniciativas possibilitarão que a companhia alcance o objetivo de, em 2020, ter a emissão de CO² pelo consumo de energia nas fábricas igual ou menor que os níveis de 2008, mesmo com significativo aumento de volume de produção. Também auxiliarão a Unilever a atingir a meta global de utilizar 100% de energia limpa em todas as fábricas da companhia no mundo.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever
Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. O Plano estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:
§ Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;
§ Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;
§ E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.