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Investimentos da Whirlpool em Sustentabilidade chegam aos R$ 12 milhões, em 2015

Companhia oferece ampla atenção ao tema e reúne, entre gestão ambiental e responsabilidade social, aportes para diversos projetos.

A Whirlpool Latin America, donas das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, investiu, em 2015, cerca de R$ 12 milhões em Sustentabilidade. Projetos associados ao consumo consciente e tratamento de água, bem como à redução de resíduos, responsabilidade social e inovação em produtos garantiram ótimos resultados, mesmo em períodos de crise hídrica e recessão. “A empresa manteve seus esforços direcionados à sustentabilidade, independente do cenário econômico. Para a Whirlpool, esta área está sempre intercalada à inovação e à geração de valor”, Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America.

Neste sentido, no que diz respeito ao consumo consciente de água, a empresa reduziu cerca de 17% no volume do recurso consumido em suas Unidades, em comparação ao ano anterior. A companhia reaproveitou 82 mil m³ de água graças a projetos de captação de chuva e tratamento de efluentes. Uma  das principais iniciativas acontece em Unidade Rio Claro (SP). Desde 2012, a planta possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que abastece o Centro de Tecnologia de Lavanderia (CTL), local em que são testadas e desenvolvidas as lavadoras de roupas e lava-louças, que permite reutilizar 100% do recurso. Na manufatura de Joinville, o reaproveitamento foi de 75 mil m³ de água, tendo em vista, também, a implantação de um sistema de captação de chuva.

Na região amazônica, a Unidade Manaus conta com a água da chuva para uso na produção e ainda com um Simulador de Chuva Sustentável, sistema que permite realizar testes em carretas, assegurando a vedação de vazamentos internos e evitando danificação dos produtos. A iniciativa, que utiliza 500 litros a cada averiguação, funciona a partir de um sistema de calhas e cisterna.

Sempre tendo em vista expandir os valores de gestão ambiental da operação aos produtos lançados ao mercado, a companhia busca otimizar os recursos que os consumidores dispõem. Um bom exemplo é a lava-louça, que pode gerar uma economia anual de até 27 mil litros, algo equivalente a 55 caixas d’água de 500 litros. “A penetração da lava-louça no mercado brasileiro está em constante crescimento. Aos poucos os consumidores compreendem que a economia, em relação a uma lavagem manual, é de seis vezes mais com o uso do eletrodoméstico. Fizemos uma pesquisa em parceria com o Laboratório Falcão Bauer que comprovou isso”, afirma.

Além disso, a empresa eliminou o envio de resíduos industriais e não-industriais para aterro. Alinhada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, haviam sido estabelecidas metas e ambas foram atingidas previamente à data limite. “Desde resíduos advindos da fabricação até resíduos orgânicos de alimentação são diariamente separados e encaminhados à Central de Resíduos de cada Unidade fabril. Nela é feita a fiscalização da segregação e o direcionamento adequado”, destaca.

E o investimento em sustentabilidade também beneficia mulheres que buscam alternativas para obter renda e serem valorizadas no mercado de trabalho. Por intermédio do Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, a empresa apoia mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e buscam educação e assessoria para garantir o sustento de sua família. “O objetivo é promover a cidadania e, ao mesmo tempo, mostrar alternativas para o empoderamento de gênero. Hoje, muito se discute sobre o papel da mulher na sociedade e o Consulado traz justamente a visão de que ela é capaz de galgar novos degraus rumo à independência financeira e sucesso profissional”, conta Vanderlei. Em 14 anos de existência, a iniciativa já auxiliou 34 mil pessoas em todo o Brasil.

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 11 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

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