Empresas

Empreendimentos imobiliários proporcionam economia financeira e resguardam o meio ambiente

Por Redação da Envolverde –

Conviver em condomínios nem sempre é fácil. Questões com vizinhos, incompatibilidade de horários e diferentes hábitos de consumo são alguns dos problemas. Esses últimos – os hábitos de consumo – recaem em problemas que podem levar ao desperdício. Não só individual, mas também coletivo. Para minimizar essa questão os empreendimentos imobiliários modernos passaram a apostar em itens sustentáveis. Tudo para promover economia e para reduzir impactos ao meio ambiente.

A Brookfield Incorporações, por exemplo, adota a sustentabilidade como um dos pilares de alguns de seus empreendimentos. Um deles é o lançamento Autoral, residencial em Perdizes, na Zona Oeste da capital paulista. Todo o projeto foi idealizado com base na sustentabilidade. Seguem alguns itens sustentáveis do Autoral e seus impactos:

– O projeto, desenvolvido com a assessoria do botânico Ricardo Cardim e do paisagista Guilherme Takeda, contempla uma área de bosque próxima das torres. Em toda a extensão da área do terreno de 6.578,88m² foram contempladas árvores nativas da Mata Atlântica como: Palmeira Pati, Jerivá e Araça Amarelo, assim como arbustos como Clusia e Cabeludinha.

– Outro ponto do projeto foi a utilização de espécies em alto risco de extinção como o Jatobá, Cambuci e Copaíba. As árvores plantadas no empreendimento da Brookfield terão uma placa com identificação de cada espécie o que é de extrema importância para compreensão e educação ambiental, não apenas para as crianças, mas também para jovens e adultos.

– O empreendimento vai dispor de um sistema conjugado de aquecimento de água por meio de placas solares, que atenderá os apartamentos e à climatização da piscina coberta.

– Nas áreas comuns, todas as torneiras terão redutor de consumo.

– A água da chuva será captada e utilizada na irrigação dos jardins e limpeza das calçadas.

– Na garagem, algumas vagas de estacionamento terão tomadas para carros elétricos.

– Por conta da disseminação do uso das bicicletas, haverá um amplo bicicletário em cada um dos três subsolos do residencial.

Foto: Shutterstock

 

Expertise no assunto

A Brookfield Incorporações tem experiência em empreendimentos sustentáveis. O Horizon Residence Premium conquistou no segundo semestre de 2014 a certificação AQUA, da Fundação Vanzolini, tornando-se o primeiro empreendimento residencial com essa certificação no interior do estado de São Paulo. Localizado em Campinas, o condomínio poupou recursos naturais durante sua construção e trará benefícios econômicos e mais bem-estar aos moradores.

Entre as soluções sustentáveis adotadas no empreendimento ligadas a gestão da água e energia estão:

– Redução do consumo de água potável: foram instalados sistemas economizadores (bacia de duplo fluxo, torneiras de fechamento automático nas unidades e áreas comuns, restritores de acesso nas torneiras destinadas a irrigação, restritores de vazão que evitam desperdícios pelo controle do fluxo e o emprego de torneiras com arejadores). Com elas, a redução do consumo de água potável é estimada entre 30% e 40% em relação ao mesmo empreendimento sem estas medidas incorporadas.

– Economia de energia: durante a operação do condomínio será possível economizar até 28% nos custos de energia. Essa redução é possível pela disposição das lâmpadas nas áreas comuns e especificações de lâmpadas mais eficientes, uso de aparelhos de ar condicionado com etiqueta A do PROCEL, aquecimento da piscina coberta com energia solar, sensores de presença nos hall dos pavimentos e escadas, janelas das suítes com bandeira inferior de vidro.

– Conforto térmico: as unidades da cobertura, mais expostas ao calor do sol, possuem argila expandida no teto para garantir maior conforto térmico e, assim, evitar altas temperaturas no ambiente interno.

(#Envolverde)