Empresas

Em um ano, Azul arrecada duas toneladas de latas de alumínio

reciclazulProjeto ReciclAzul envolve todos os voos da companhia que chegam a Campinas

São Paulo, 29 de junho de 2015 – Em um ano de ações do projeto ReciclAzul, aproximadamente duas toneladas de latas de alumínio foram recolhidas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em seus voos e enviadas para reciclagem. Todos os cerca de 35 mil voos da companhia que chegaram ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nos últimos 12 meses foram envolvidos na ação. A empresa é a única aérea do Brasil a contar com um projeto de reciclagem de resíduos de produtos consumidos a bordo, e que destina o valor arrecadado para ações sociais.

Com o resultado de 12 meses, a companhia contribuiu para evitar, por exemplo, que aproximadamente oito toneladas de bauxita – minério utilizado para a produção de alumínio – fossem extraídas da natureza (para produzir 1 kg, são necessários 4 kg de bauxita). Consequentemente, há redução no consumo de energia, combustível e água normalmente aplicados para este tipo de atividade.

“No contexto atual, onde cada vez mais acompanhamos notícias a respeito efeitos das ações humanas sobre o planeta, ficamos muito felizes em ver que o ReciclAzul está dando certo. Deixamos, por exemplo, de enviar resíduos para aterros sanitários e conseguimos contribuir com a economia local por incentivar uma cooperativa de reciclagem. É uma pequena contribuição da Azul para o meio ambiente, porém sempre muito importante. O trabalho de todos os envolvidos neste processo, que começa com os nossos comissários de voo, responsáveis pelo primeiro passo desta ação dentro das aeronaves, é de fundamental importância e só é possível com a atitude de cada um”, afirma Sami Foguel, vice-presidente de Clientes da Azul.

O projeto, iniciado em junho de 2014, é realizado em parceria com o Projeto de Coleta Seletiva da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) e uma cooperativa da região. A bordo, os comissários de voo da Azul anunciam o recolhimento das latas de alumínio em sacos de lixo amarelos, de modo a diferenciá-los dos que são depositados os demais resíduos. Em solo, os sacos amarelos são destinados à cooperativa, que conta com aproximadamente 20 colaboradores e é responsável por garantir a reciclagem do material.

Gentileza gera gentileza – O trabalho da companhia, porém, vai além da ajuda na preservação do meio ambiente. Nas próximas semanas, a empresa estará engajada em uma ação de Responsabilidade Social com a doação de cadeiras de rodas ao instituto Recanto dos Velhinhos de Valinhos, no município de Valinhos, a partir do valor arrecadado com a reciclagem das latas de alumínio. A indicação da entidade partiu dos integrantes do Programa de Voluntariado Azul, que também reúne comissários de voo – envolvidos no processo de recolhimento das latas de alumínio a bordo – que participarão da entrega das cadeiras de rodas.

Ainda, treinamentos sobre educação ambiental foram realizados em parceria com a ABV e a companhia para todos os envolvidos no processo.

Sobre a Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, mais de 900 voos diários, aproximadamente 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Em 2015 foi eleita pela quinta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats, e foi reconhecida como empresa aérea mais pontual do Brasil em 2014, segundo os critérios da Infraero. Neste mesmo ano, a companhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation. Saiba mais em www.voeazul.com.br.