Empresas

Dow tem estratégia de negócios com foco em desenvolvimento sustentável

Dow reúne em um livro de boas práticas iniciativas desenvolvidas em colaboração com diversos stakeholders na América Latina e alinhadas à estratégia de sustentabilidade como um direcionador para os negócios

Em 2016, a Dow, multinacional do setor químico, anunciou o início do seu terceiro conjunto de Metas de Sustentabilidade (2016-2025), passando a concentrar seus esforços em soluções e inovações que atendam às demandas locais de desenvolvimento sustentável. Com isso, a sustentabilidade assume um importante papel como um direcionador para os negócios e um dos pilares da estratégia de crescimento da Companhia na América Latina.

Como desdobramento da estratégia e por meio de suas operações e suas tecnologias, a Dow busca endereçar quatro temas significativos para o sucesso do desenvolvimento sustentável na região – Economia Circular, Mudanças Climáticas, Bem-estar e Água – combinados a quatro plataformas com maior potencial de crescimento –  Energia (com foco na Argentina e demais países da região Platina), Infraestrutura (Colômbia e demais países da região Andina), Consumo (México e países da América Central) e Alimentos (Brasil). Para isso, a empresa vem criando redes de colaboração com o governo, terceiro setor, clientes, indústria e sociedade.

O livro de “Práticas de Sustentabilidade na América Latina” traz 12 de suas mais significativas iniciativas entre os anos de 2015 e 2016 que integram as três esferas da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) e mostram na prática a estratégia de negócio e de cidadania corporativa para a região. A publicação, além de destacar o intercâmbio das melhores práticas entre os países em que a companhia atua, reforçando a importância da colaboração em rede, também reforça o compromisso da Dow em redefinir o papel das empresas na sociedade, buscando integrar políticas públicas, ciências e tecnologia.

Para o Brasil, o destaque da publicação é a Parceria Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, por meio da qual a Dow assumiu o compromisso de mitigar 500 mil toneladas de CO² equivalentes (CO²eq) provenientes da organização dos Jogos Olímpicos (transmissão, alimentação, uniformes, decoração, sinalização, energia para os locais de competição, etc.) por meio de reduções verificadas. A empresa também se comprometeu a gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de CO²eq até 2026, destinados às emissões dos expectadores dos Jogos.

A Dow escolheu a Environmental Resources Management (ERM) como consultora externa para validação dos projetos e verificação das reduções nas emissões de GHG a serem consideradas na mitigação da pegada de carbono da Rio 2016, segundo a Metodologia de Soluções Climática da Dow. Combinando a documentação dos projetos com a verificação de evidências de implementação, a ERM determinou que as iniciativas da Dow deverão gerar mais de 2,2 milhões de toneladas em benefícios climáticos até o final de 2026. Entre as soluções adotadas estão tecnologias de embalagens de alimentos eficientes produzidas com menor densidade, agricultura de precisão no Mato Grosso, recuperação de pastagens degradadas no Vale do Araguaia (Mato Grosso) e o uso de painéis termoisolantes de poliuretano na construção civil. Até agosto de 2016, todos os projetos destinados à mitigação da pegada de carbono dos Jogos já haviam reduzido 100 mil tCO² equivalente.