A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, recicla mais de 70% das embalagens de seus produtos comercializados na Grande São Paulo, por meio do programa de logística reversa Brastemp Viva!. No ano passado foram recuperadas mais de 84 toneladas, um número 65% superior a 2013. Em 2015, já foram recolhidas 30 toneladas, um retorno de 71% das embalagens das vendas diretas, superando a meta de 70% e a média de 63% alcançada em 2014. Promovido desde 2003, o Programa está em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e consiste no recolhimento das embalagens que acompanham os produtos vendidos pelos canais diretos da Whirlpool, bem como seu encaminhamento para empresas especializadas ou cooperativas de reciclagem. A iniciativa, que abrange 19 cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista, tem como objetivo reduzir o volume de resíduos descartados e não reciclados, como o filme plástico, papelão e isopor que compõem as embalagens. A coleta, que pode ser combinada com o consumidor previamente, é feita por motoristas e entregadores, no momento da entrega do produto. “O desenvolvimento sustentável é um compromisso da Whirlpool e buscamos sempre contribuir com a gestão ambiental do começo ao fim. Com o programa de logística reversa das embalagens de venda direta, praticamos a responsabilidade compartilhada, em que todos atores da cadeia, desde a produção até o consumidor final, estão envolvidos no processo”, ressalta Vanderlei Niehues, gerente-geral de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America. Com o sucesso do programa a Whirlpool estuda expandir, para os próximos anos, a iniciativa para as regiões Sul e Nordeste, levando para mais Estados a conscientização em prol da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos. (Envolverde)
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