Venezuela: Incêndio em refinaria afeta meio ambiente

Chile: Denunciada captura incidental de tubarões

Brasil: Poluição afeta quem trabalha no trânsito

Honduras: Contra a mineração a céu aberto

*****************************************

VENEZUELA – Incêndio em refinaria afeta meio ambiente

Caracas, 3 de setembro de 2012 (Terramérica).- Atmosfera, água, flora e fauna da península de Paraguaná, noroeste da Venezuela, serão afetadas pela fumaça dos mais de 200 mil barris de combustível que queimaram durante três dias após a explosão de gases na refinaria de Amuay, uma das maiores do planeta.

A explosão deixou pelo menos 40 mortos e 150 feridos, e no raio de um quilômetro danificou cerca de 500 casas e um quartel militar, bem como perdas que podem passar de US$ 1,5 bilhão, além de paralisar a refinaria durante alguns dias.

As nuvens negras deixadas pelas chamas – mostradas por fotos tiradas por satélite como uma coluna que adentrava no Caribe – “contêm partículas de naftas medindo menos de 2,5 micras e tóxicas, embora não produzam gases-estufa”, informou ao Terramérica o consultor em mudança climática Juan Carlos Sánchez. Envolverde/Terramérica

 

*****************************************

CHILE – Denunciada captura incidental de tubarões

Santiago, 3 de setembro de 2012 (Terramérica).- Um estudo científico revelou altos índices de captura incidental de tubarões na costa do Chile, associada à pesca do peixe-espada.

Segundo o informe Exploração de Tubarões Pelágicos: Pesca Incidental e Prática de Remoção de Barbatanas, da organização internacional pela conservação marinha Oceana, isto se explica pelo tipo de linha que sustenta o anzol.

“Por ser de aço, uma vez que os tubarões mordem são incapazes de cortá-la e escapar”, explica a investigação, apresentada em agosto.

A Oceana solicitou ao governo medidas para prevenir esta captura.

“O governo do Chile realiza uma série de medidas para conseguir uma atividade pesqueira responsável e sustentável”, afirmou ao Terramérica o diretor da Oceana, Alex Muñoz. É fundamental adotar outras que protejam certas espécies mais vulneráveis, como os tubarões, destacou. Envolverde/Terramérica

 

*****************************************

BRASIL – Poluição afeta quem trabalha no trânsito

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2012 (Terramérica).- Trabalhadores que exercem funções que os colocam em contato direto com a poluição atmosférica enfrentam maior possibilidade de contrair doenças nos olhos e nos pulmões, com risco de sofrer câncer.

Esse diagnóstico, de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, em associação com a Universidade de São Paulo e a Universidade de Harvard, resulta do exame da saúde de 71 taxistas e 30 inspetores de trânsito na cidade de São Paulo, durante quatro anos.

Um grupo menos vulnerável, de 20 pessoas que trabalham em áreas de muita vegetação, serviu de comparação.

“O ar contaminado provocou nos profissionais do primeiro grupo inflamações e alterações na pressão arterial e no ritmo cardíaco, maior tendência a obesidade, conjuntivite, rinite e maior quantidade de quebras cromossômicas, o que significa risco de câncer”, afirmou ao Terramérica o médico Paulo Saldiva, coordenador do estudo. Envolverde/Terramérica

 

*****************************************

HONDURAS – Contra a mineração a céu aberto

Tegucigalpa, 3 de setembro de 2012 (Terramérica).- Moradores de 15 municípios de El Triunfo, no sul de Honduras, rejeitaram um projeto de mineração a céu aberto que uma empresa canadense tenta implantar.

O governo concedeu à companhia, que se apresenta sob o nome de Los Lirios, uma concessão para extrair ouro e cobre em 42 mil hectares que compreendem vários povoados.

Román Romero, da direção da Ojo de Agua, uma das comunidades afetadas, contou ao Terramérica que a concessão os “pegou de surpresa, logo chegou a empresa, que quer socializar e até oferece vantagens aos diretores para que não haja oposição”.

Os moradores realizaram uma reunião aberta que optou pela rejeição. Envolverde/Terramérica

 

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.