Tempo seco é o principal fator que leva à infecção de garganta. Saiba como evitar.

Foto: Sean Justice/Corbis

Uma das infecções mais comuns no tempo seco é a irritação na garganta. A doença é geralmente causada por vírus em momentos que a amídala está ressecada. O frio e os alimentos gelados, como sorvetes, não estão relacionados à inflamação. O coordenador de pneumologia do Hospital Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Maurício Leite, explica que, em alguns casos, o problema pode levar à morte.

Isso acontece porque, em alguns casos, a inflamação pode obstruir o canal respiratório, principalmente em crianças pequenas. “O ressecamento expõe o tecido que protege a mucosa a diversos agressores. Os vírus são os primeiros a entrar e, na persistência, podem favorecer a chegada de uma bactéria que pode agravar a infecção”, explica.

Engana-se quem pensa que o principal fator que leva à infecção é o frio. “O principal fator é o inverno, não pelo frio em si, mas pelo ar ressecado”, ensina Leite. Antigos mitos, como evitar sorvetes e andar com os pés-descalços também não influenciam.

Como a inflamação está relacionada ao ambiente seco, para evitar a enfermidade, é preciso umedecer o ambiente. A dica é colocar sempre uma bacia de água ou uma toalha molhada próximo à cama antes de dormir e até pequenos panos úmidos na baia de trabalho. O umidificador de ar também cumpre essa função.

O ar-condicionado é o grande inimigo para os que querem evitar a infecção. “Um dos motivos que ele faz o ar resfriar é por ressecá-lo. Por isso o ar-condicionado é um vilão. O que acontece é que as pessoas confundem isso com o frio”, conclui o pneumologista.

* Publicado originalmente no Blog da Saúde.