Cinco dicas de saúde que perderam a validade

Fique atento a velhas ideias largamente aceitas e que andam sendo contestadas pelos médicos. Abaixo você confere uma lista de cinco dicas de saúde que estão sendo questionadas por novos estudos.

1. Uma aspirina por dia faz bem para a saúde

Se você é saudável, não é necessário fazer a terapia da aspirina, apesar de se saber que o consumo diário de aspirinas pode prevenir enfartes do coração em pessoas com doenças coronárias. Porém, um estudo da organização European-based Aspirin for Asymptomatic Atherosclerosis (AAA), publicado na Espanha, diz que pessoas saudáveis que tomam aspirinas diariamente para prevenir problemas do coração podem na realidade tornar-se mais propensas a terem acidentes vasculares cerebrais (AVC) hemorrágicos ou sangramentos internos no corpo, o que não compensaria o risco. Para essas pessoas, o exercício diário ainda é a melhor opção.

2. Correr faz mal ao joelho

Durante muito tempo os médicos sugeriram que nadar e andar era melhor do que correr, pois se assumia que esta prática, com o tempo, destruiria o joelho. Novos estudos mostram que correr e ter problemas nos joelhos são duas coisas diferentes. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, Estados Unidos, mostrou que, em 20 anos, apenas 7% de um grupo de corredores pesquisados tiveram problemas nos joelhos. Os maiores problemas foram associados a ferimentos fora da corrida e por correr de forma errada ou com equipamento de má qualidade.

3. Bronzeado é sinônimo de saúde

Radiação ultravioleta causa câncer, já se sabe. Em 2009, a superexposição ao Sol se juntou ao tabaco na lista dos maiores causadores de câncer no mundo. Na realidade, é necessário algum tempo ao Sol para que o organismo absorva vitamina D. O que se discute agora é qual o tempo mínimo que se deve ficar ao Sol.

4. Comida saudável a qualquer custo

Nada errado em uma alimentação saudável, certo? Mas qual o limite? Nos últimos anos, os médicos identificaram um transtorno alimentar chamado por alguns de “ortorexia nervosa”. São aqueles indivíduos que simplesmente não aceitam a ideia de comer qualquer coisa que não seja natural. Outros adotam dietas restritivas em longo prazo e ainda há aqueles que optam por comer somente comidas de uma culinária exótica específica (normalmente ligada a uma ideia de purificação corporal). Seja qual for a opção, a obsessão pode resultar em falta de vitaminas. Quanto mais variada a alimentação, mais seu corpo se torna saudável.

5. Margarina é melhor que manteiga

Margarina pode ter menos colesterol que a manteiga, mas agora se sabe que a gordura trans contida na margarina não só pode aumentar os índices de colesterol “ruim” como diminuir o colesterol “bom”. Em vez de substituir a manteiga, tente diminuir o consumo ou trocar por óleo de oliva (que é uma opção saborosa).

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.