Dia Mundial do Meio Ambiente - Confira a programação!

Sustentabilidade. Foto: contrastwerkstatt - Fotolia

 

Atividades culturais, manifestações, palestras e muitas outras ações marcam a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira o que vai agitar a sua cidade e participe das programações.

Há exatos 40 anos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, o dia 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Naquele encontro, pela primeira vez foram discutidos com alguma relevância temas ambientais, que atualmente ainda fazem parte da realidade global.

Desde então, a data é uma oportunidade para que as iniciativas pública e privada, o terceiro setor e toda a população relembrem e se posicionem quanto a assuntos como a degradação ambiental e o bem-estar do planeta.

Para o dia de hoje, em todo o Brasil, muitas atividades estão programadas. Confira abaixo algumas ações que acontecem na cidade de São Paulo. Se você não está na capital paulista, acesse a Agenda da Envolverde e descubra o que está rolando em sua cidade.

Cada um com seu lixo

O grupo de palhaços Treinadores da Alegria vai distribuir lixo na Avenida Paulista. A ideia é conscientizar a população sobre o excesso de resíduos que produzimos no dia a dia. Em uma encenação, eles vão fingir que são agentes do governo e que, devido ao grande volume de detritos nas ruas, agora todos os cidadãos são obrigados a levar seu lixo para casa.

A ação vai acontecer em dois momentos do dia. Às 12h os palhaços estarão na escadaria da Faculdade Cásper Líbero, no prédio da TV Gazeta, altura do número 900 da Avenida Paulista. Às 13h eles irão para o número 1313 e se concentrarão em frente ao Prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Distribuição de mudas

A organização não governamental SOS Mata Atlântica vai distribuir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em um estande no espaço cultural do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº 2073. Além de ter a oportunidade de ajudar na preservação do bioma, quem for ao local vai poder conhecer os projetos da instituição e deixar mensagens sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente na Árvore dos Desejos, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado. O estande vai funcionar de 4 a 6 de junho.

Manifestação

Organizações, redes e movimentos sociais que fazem parte da Cúpula dos Povos vão celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a realização de atos em diversas partes do mundo. Na capital paulista, o Largo do São Francisco vai receber a Tenda Contra a Mercantilização da Vida com o lema Não à Economia Verde, por Uma Economia Solidária e pela Sociedade do Bem Viver. Por meio de atividades lúdicas e visuais, o movimento pretende fazer uma crítica à economia verde, determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como tema principal da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Os atos vão se estender das 10h às 16h do dia 5 de junho. Para mais informações acesse o site da Cúpula dos Povos.

Mais proteção

Empresas que fazem parte da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros vão aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para pedir mais proteção para o Rio Pinheiros, um dos principais cursos d’água da capital paulista. Quem passar pela Marginal Pinheiros, via expressa que margeia o Rio, vai notar a presença de banners com os dizeres Queremos o Rio Pinheiros Vivo. Algumas instituições vão colocar cartazes também em suas áreas internas.

Cinema ambiental

De 5 a 9 de junho o canal Sesc TV vai exibir, diariamente às 23h, o Ciclo de Cinema – Inclusão e Sustentabilidade. Foram selecionados curtas e longas metragens que abordam temas relacionados à inclusão social no processo de reciclagem de materiais. Um dos destaques é o longa Efeito Reciclagem (2010), dirigido por Sean Walsh, que será exibido no sábado, 9 de junho. O filme conta a história de Claudinês, catador de material reciclável e morador de um bairro de periferia na Zona Sul de São Paulo. Para conferir a programação completa acesse o site do canal.

Matilha Cultural

Uma intensa programação relacionada a temas socioambientais vai agitar o mês de junho na Matilha Cultural. Mostra de cinema, palestras e muitas outras atividades vão comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para o dia 5 está programada a abertura da exposição Cidade para Pessoas, um projeto da jornalista Natália Garcia. Ela viajou por sete destinos na Europa em busca de boas práticas e ideias que pudessem melhorar os centros urbanos brasileiros. A pesquisa foi reunida em uma exposição com fotos, textos, ilustrações, mapas e vídeos. A Matilha Cultural fica na Rua Rego Freitas nº 542. Para mais informações acesse aqui a programação completa.