Web-série sobre a crise de água em São Paulo, estreia novo episódio

Nesta quinta-feira, dia 03, às 20.00h, será exibido o novo episódio da web-série Volume Vivo, no Cineclube Socioambiental Crisantempo. Além da estreia do segundo episódio “A água de dentro”, será exibido também, outro curta sobre a história do Rio Pinheiros.  Após as projeções, será realizado um debate com o diretor da web-série, Caio Ferraz, e a diretora da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Stela Goldstein. 

O novo capítulo de Volume Vivo aborda a lógica desenvolvimentista de buscar água sempre mais longe negligenciando as fontes de água próximas. Por meio de entrevistas com ativistas, especialistas, agricultores, acadêmicos e administradores públicos, a web-série relata algumas das consequências desse tipo de gestão. Com a ajuda de mapas e infográficos, o vídeo ilustra alguns dos conflitos que se estabeleceram entre a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde se encontra a Grande São Paulo, e as bacias hidrográficas vizinhas.

Os primeiros quatro episódios de Volume Vivo foram viabilizados por meio do financiamento coletivo e estão sendo produzidos ao longo deste ano.

“A água de dentro”, título desse segundo episódio da web-série, aborda, entre outros, a dinâmica perpetuada desde o início do processo de urbanização, que acredita que a oferta da água seja inesgotável. Deste modo, avança-se sobre bacias hidrográficas vizinhas, ignorando os conflitos gerados pelas transposições de bacias, enquanto se continua a poluir e desperdiçar água da própria bacia. A Represa Billings, Guarapiranga e o Rio Pinheiros, são alguns exemplos disto. . O novo episódio apresenta a utilização da “água de dentro” da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê como a saída para a resolução da crise hídrica na Grande São Paulo. Tratamento e reuso de água combinados com captação de água pluviais estão entre as saídas apresentadas para minimizar o uso irracional de água potável nas grandes cidades.

“A crise que vivemos é sistêmica e a seca de 2013 e 2014 só evidenciou a fragilidade da maior aglomeração urbana da América do Sul. Hoje são cerca de 20 milhões de pessoas que vivem na região de cabeceiras do rio Tietê, ou seja, muita gente para pouca água disponível na bacia. As soluções sempre se baseiam em buscar água mais longe. Porém, pouco se preocupa com a conservação da água de dentro da bacia. 49% do abastecimento de água da grande São Paulo vem de outra bacia hidrográfica, a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, conhecida como PCJ”, explica o diretor da web-série, Caio Ferraz.

Na segunda-feira, dia 07, após a estreia no Cineclube Crisantempo, o segundo episódio de Volume Vivo vai estar disponível gratuitamente no website do projeto, junto com o primeiro, lançado no mês de abril deste ano.

Sobre o diretor

Caio Ferraz, 28, dirigiu o documentário Entre Rios, que conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios. Produzido, em 2009, como trabalho de conclusão de curso (TCC) com outras duas colegas do curso de Audiovisual do Senac, Entre Rios soma centenas de milhares de visualização na internet, onde está disponível gratuitamente. O documentário tem sido utilizado por professores do ensino médio em aulas de geografia e história, o que vem rendendo vários convites ao diretor de participação em cine-debates nas escolas.

Desde então, Caio dirigiu e produziu outros dois documentários sobre o tema: “Privatizzazione dell’acqua in Italia” e “Privatizzazione dell’acqua nel mondo”, para a ong italiana “ Ingegnieri senza frontiere”, além de colaborar em outras produções como “Pescaria de Merda”, um curta sobre uma pescaria no rio Pinheiros,  e  um outro de ficção, “O Plantador de Quiabos.

Além da web-série, no momento, o jovem diretor está trabalhando em uma produção audiovisual sobre agrofloresta.

Serviço

 

Websérie: Volume Vivo

Website: www.volumevivo.com.br

Local de exibição: Cineclube Socioambiental

Rua Fidalga, 521 – São Paulo/SP – Tel.: (11) 3814.2850

Horário: 19.30h

Duração dos filmes: 55 min.

Duração do debate: 1.30h

Convidados para o debate: Caio Ferraz, diretor da web-série Volume Vivo, Stela Goldstein, diretora da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros.

Entrada: gratuita.

Sugestão de colaboração: R$ 3,00 (será servido um café antes do evento)

Capacidade da sala: 120 lugares