Sociedade

Território do Brincar lança série de videoconferências 

Nada é mais incompatível com a violência do que crianças brincando livres, criando, descobrindo, rindo, incluindo, compartilhando e tendo a oportunidade de reconhecer os recursos de que dispõem para participar prazerosamente do jogo da vida. Foto: Shutterstock
Nada é mais incompatível com a violência do que crianças brincando livres, criando, descobrindo, rindo, incluindo, compartilhando e tendo a oportunidade de reconhecer os recursos de que dispõem para participar prazerosamente do jogo da vida. Foto: Shutterstock

Estreia será dia 18 de fevereiro com participação de Renata Meirelles e David Reeks. No total estão programadas dez videoconferências até novembro de 2016.

Após o sucesso do documentário ‘Território do Brincar’, dirigido e produzido por Renata Meirelles e David Reeks em parceria com o Instituto Alana, o projeto que leva o mesmo nome, coordenado pela dupla, lança, em fevereiro, a série videoconferências ‘Diálogos do Brincar’, iniciativa que busca abrir diálogos com educadores, pais, estudantes, gestores, artistas, profissionais da saúde e demais interessados sobre o brincar, a infância e a educação. Os debates serão exibidos ao vivo e gratuitamente no site do Território do Brincar.

O tema da primeira videoconferência será “Um olhar para o brincar” com a participação da educadora Renata Meirelles edo documentarista David Reeks, que vão apresentar a visão do projeto para o brincar. “Após mais de 15 anos registrando as sutilezas e a espontaneidade do brincar, acreditamos que esta linguagem expressa a verdadeira beleza e potência da infância”, diz Renata. A transmissão será dia 18 de fevereiro, das 19h às 19h50.

A ideia de produzir o ‘Diálogos do Brincar’ surgiu quando pais, educadores e estudantes trouxeram inquietações depois de entrarem em contato com o filme ‘Território do Brincar’, com o documentário ‘Diálogos com Escolas’ e todo o material de pesquisa do projeto. No filme, as cenas revelam um brincar livre, que nasce de dentro para fora, intimamente ligado à natureza e que acontece no tempo da criança; na realidade de tantas escolas – e principalmente dos grandes centros urbanos – uma dinâmica que parece não acolher as reais necessidades da infância. A fim de atender estas demandas e debater temas como a importância do brincar livre, o tempo da criança, a relação entre criança e natureza, a mistura de idades, o brincar e a família, especialistas serão convidados ao longo do ano para aprofundar estes debates.

A série de videoconferências acontece entre os meses de fevereiro e novembro, com datas que serão divulgadas previamente nos canais de comunicação do Projeto. Os espectadores podem participar e enviar perguntas em tempo real para o convidado. Para saber mais e acompanhar a programação das videoconferências, siga o Território do Brincar no Facebook e no Instagram.

1ª Videoconferência ‘Diálogos do Brincar’
Tema: ‘Um olhar para o brincar’, com participação da educadora Renata Meirelles e do documentarista Davi Reeks, coordenadores do projeto Território do Brincar
Data e horário: 18/02 das 19 às 19h50
Para assistir acesse: Território do Brincar

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. (#Envolverde)